Bancos de Desenvolvimento e Salvaguardas

Bancos de Desenvolvimento e Salvaguardas

A última década testemunhou uma expansão significativa dos fluxos financeiros para os países em desenvolvimento. Os países emergentes e as instituições financeiras emergentes tornaram-se importantes fontes de investimentos no exterior, particularmente em infraestrutura. Apesar de oferecer enormes oportunidades de investimento em um novo cenário econômico e financeiro, os riscos socioambientais e os desafios para a governança democrática são preocupações prementes nos países em desenvolvimento.

 

Desde a década de 1990, os riscos socioambientais foram gradualmente associados às decisões de investimento. Várias iniciativas surgiram para apoiar abordagens para avaliar possíveis impactos negativos sobre o meio ambiente e a sociedade devido a investimentos externos. Essas iniciativas contribuem para moldar um cenário econômico e financeiro internacional em que a agenda socioambiental foi integrada aos investimentos como parte constitutiva de uma avaliação mais ampla de riscos e impactos. No entanto, esse cenário foi desestabilizado pela entrada de novas instituições financeiras, como o Novo Banco de Desenvolvimento (antigo Banco de Desenvolvimento dos BRICS) e o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura (AIIB), como principais pilares para financiar projetos de infraestrutura em outros países em desenvolvimento no século 21.

 

O projeto “Fortalecimento das salvaguardas das instituições financeiras emergentes”, financiado pela Fundação Mott, abordou os impactos dos fluxos financeiros emergentes (fluxos inter-regionais, como China-África, China-América Latina e Caribe e China- países de língua portuguesa, bem como os novos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento- MDBs) sobre o cenário financeiro internacional. Construído a partir dos resultados deste projeto, o China’s Development Finance é uma página da Web na qual o usuário pode encontrar informações e análises sobre a posição da China no campo do Financiamento para o Desenvolvimento (FfD).

 

Caixas de Ferramentas

Consulte abaixo informações atualizadas sobre bancos nacionais e multilaterais de desenvolvimento e mecanismos inter-regionais.

Bancos Nacionais

Bancos Multilaterais

Arranjos inter-regionais

Publicações

Fórum de Cooperação da China e dos Países Árabes (CASCF)

Este factsheet é uma versão atualizada do Factsheet “Development Banks in the BRICS Countries”, publicado em 2013 pelo BRICS Policy Center e Ibase.

BNDES

Este factsheet é uma versão atualizada do Factsheet “Development Banks in the BRICS Countries”, publicado em 2013 pelo BRICS Policy Center e Ibase.

Os bancos de desenvolvimento da Índia

Este factsheet é uma versão atualizada do Factsheet “Development Banks in the BRICS Countries”, publicado em 2013 pelo BRICS Policy Center e Ibase.

O banco de desenvolvimento chinês

Este factsheet é uma versão atualizada do Factsheet “Development Banks in the BRICS Countries”, publicado em 2013 pelo BRICS Policy Center e Ibase.

O banco russo para o desenvolvimento e assuntos econômicos estrangeiros...

Este factsheet é uma versão atualizada do factsheet “Development Banks in the BRICS Countries”, publicado em 2013 pelo BRICS Policy Center e Ibase

Banco de Desenvolvimento da África Austral (DBSA)

Este fact sheet é uma versão atualizada do documento “Bancos de Desenvolvimento nos Países do BRICS”, publicado em 2013 pelo BRICS Policy Center e pelo Ibase.

Fórum para Cooperação Econômica e Comercial entre a China e...

Este fact sheet apresenta uma visão geral sobre o Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau).

Novo Banco de Desenvolvimento (NBD)

Este fact sheet, produzido pela Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, trata do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), iniciativa criada em 2014 pelos cinco países BRICS – Brasil, Rússia, Índia,...

Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura – BAII

Este fact sheet, elaborado pela Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, trata do mais novo banco multilateral de desenvolvimento, o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura.

O Fórum de Cooperação China-África (FOCAC)

Este fact sheet, produzido pela Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, discorre sobre a cooperação internacional realizada entre a China e certos países africanos

O Fórum China-CELAC

A publicação discorre sobre a crescente presença da China na América Latina e a cooperação entre a China e o novo fórum China-CELAC, como forma de fortalecer a Cooperação Sul-Sul.

Os Novos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento e as Salvaguardas Socioambientais

Análise sobre a gestão dos novos bancos multilaterais de desenvolvimento (BMDs) e a reabertura das conferências a respeito das salvaguardas e das circunstâncias do financiamento internacional de projetos, observando os...

Os BRICS e o Novo Banco de Desenvolvimento

Este Policy Brief discute o processo de criação do NBD, seu significado para o financiamento do desenvolvimento e seus efeitos.

The BRICS Development Bank: A New Tool for South-South Cooperation?

The Policy Brief presnets the current structure for development financing, pointing to the potential influence of the New Development Bank (NBD) on the BRICS South-South cooperation relations.

Os Bancos de Desenvolvimento dos BRICS #4 – China /...

Este fact sheet discorre sobre os Bancos de Desenvolvimento da China.

Os Bancos de Desenvolvimento dos BRICS #5 – África do...

Este fact sheet discorre sobre os Bancos de Desenvolvimento da África do Sul.

Os Bancos de Desenvolvimento nos BRICS #2 Rússia/VEB

Este fact sheet discorre sobre os Bancos de Desevolvimento dos BRICS, especificamente sobre o VEB da Russia

Os Bancos de Desenvolvimento nos BRICS #1 Brasil – BNDES

Este fact sheet discorre sobre os Bancos de Desenvolvimento dos BRICS, especificamente sobre o BNDES brasileiro.