Banco de Desenvolvimento da China (CDB)

 

Atualizado em novembro de 2017

Natureza e Propósito

  • O Banco de Desenvolvimento da China (CDB) foi criado em 1994. No mesmo ano, outros dois bancos públicos foram criados: o Eximbank e o Banco de Desenvolvimento Agrícola da China.
  • O CDB oferece financiamento de médio e longo prazo visando o desenvolvimento da economia chinesa, concentrando-se nas seguintes áreas: infraestrutura nacional, indústria primária e desenvolvimento urbano e regional, principalmente através de financiamento a pequenas empresas, investimento rural e iniciativas ambientais.
  • O CDB é um banco integralmente público, sob a responsabilidade do Conselho de Estado da República Popular da China.
  • O Banco tem 38 escritórios (incluindo o escritório de Hong Kong) e cinco escritórios no exterior: Cairo, Moscou, Rio de Janeiro, Caracas e Londres.

 

Fonte: o autor, baseado no CDB 2016 Annual Report

De onde vêm os recursos?

  • O CDB tem quatro acionistas: o Ministério da Fazenda, a Central Hujin Investment Ltd., o Conselho Nacional para o Desenvolvimento Social Fundo de Segurança e do Banco de Investimento Buttonwood.
  • O Ministério das Finanças é uma unidade do Conselho de Estado. Consiste no órgão administrativo e regulador responsável para administrar receitas e despesas fiscais. Está Essas atividades incluem a formulação de orçamentos e políticas e supervisão financeira.
  • Hujin é uma sociedade limitada integralmente estatal, constituída em conformidade com a Lei das Sociedades das Pessoas República da China. Com autorização do Estado
    Conselho, Central Hujin Investment Ltd. cumpre o papel de investir nas principais instituições financeiras estatais, dentro dos limites de suas contribuições e em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
  • O Conselho Nacional de Previdência Social é um órgão governamental agência responsável pela gestão e funcionamento do Fundo Nacional de Segurança Social. Está sob liderança direta e supervisão do Conselho de Estado, ou um Departamento autorizado pelo Conselho de Estado.
  • O Buttonwood Investment Bank foi criado em 2014 e pertence à Administração Estatal de Divisas da China. Seu objetivo é diversificar canais de investimento das reservas cambiais da China. Em julho de 2015, fez uma injeção de capital de US $ 48 bilhões e adquiriu 1,59% das ações da CDB
  • Uma grande parte dos recursos captados pelo banco vem do emissão de títulos de dívida: além de títulos do Tesouro e CDB’s títulos próprios, o banco lançou uma série de novos produtos e obrigações.

 

Fonte: o autor, basedo em CDB 2016 Annual Report

 

Fonte: o autor, basedo em CDB 2016 Annual Report

 

Fonte: o autor, basedo em CDB 2016 Annual Report

Subsidiárias CDB – Como funcionam?

O CDB tem seis subsidiárias, distribuídas pelo território nacional:

  • CDB Capital Co., Ltd.: Fundada em 2009 para apoiar o desenvolvimento de seus negócios nas quatro áreas de especialização de desenvolvimento urbano, investimento industrial, investimento estrangeiro e gestão de fundos. Em 2012, seu capital subiu para US $ 7,6 bilhões. Um dos principais fundos componentes de sua subsidiária é o CDB Development Fund, que captou US $ 2,8 bilhões somente em 2012.
  • CDB Development Fund: foi criado em agosto de 2015 com um capital social de US $ 7 bilhões eo principal objetivo de apoiar a construção de projetos em setores-chave para
    desenvolvimento econômico reconhecido pelo Estado. O investimento é realizado através de investimentos de capital, empréstimos a acionistas e investimento e financiamento aos fundos da empresa. Esta subsidiária representa a maior inovação da reforma das finanças chinesas.
  • CDB Securities Co.: foi criada em 2010 e suas atividades incluem: fusões e aquisições, subscrição de títulos, empresas de corretagem e ativos gestão. Em 2015, seus ativos totais atingiram mais de US $ 6 bilhões.
    mercado e investimentos
  • Village Bank Co.: executa operações concentradas no meio rural a economia rural da China. Em 2015, o banco investido diretamente em 13 bancos de vilarejos como subsidiárias.
  • China-Africa Development Fund: was created in 2007, aiming at investment
    operations and consultancy for Chinese companies in Africa.
  • CDB Leasing Co.: foi criada em 2008, com um capital social de US $ 1,25 bilhão. Opera com leasing no campos da aviação, construção naval, transporte, veículos comerciais, equipamentos de engenharia, indústria de infra-estrutura, habitação social e pequena
    e médias empresas. Em 2015, registrou um capital social de mais de US $ 21 bilhões.

 

Fonte: o autor, baseado em CDB 2016 Annual Report

 

Fonte: o autor, baseado em CDB 2016 Annual Report

 

Fonte: o autor, baseado em CDB 2016 Annual Report

 

Fonte: o autor, baseado em CDB 2016 Annual Report

Banco de Exportação e Importação da China (Eximbank)

Natureza e Propósito

  • Banco de Exportação e Importação da China (Eximbank), criado em 1994, atua sob a supervisão direta do Conselho de Estado.
  • As suas operações visam a facilitação da exportação e importação de bens mecânicos e eletrônicos chineses, equipamentos e novas tecnologias / alta.
  • Está sediada em Pequim, com 29 filiais domésticas, uma filial em Hong Kong e quatro escritórios de representação no exterior (sul e leste da África, norte e oeste da África, Paris e São Petersburgo).

 

Fonte: o autor, baseado no Relatório Anual do Banco de Exportação e Importação da China 2016.

 


Fonte: o autor, baseado no Relatório Anual do Banco de Exportação e Importação da China (2016)

Banco de Desenvolvimento Agrícola da China (ADBC)

Natureza e Propósito

  • O Banco de Desenvolvimento Agrícola da China (ADBC) é um banco de política agrícola estatal sob administração direta do Conselho de Estado, instituído pelo Memo
    No. 25, 1994, do Conselho de Estado. Operações do Banco são regulados pela China Banking Regulatory Commission.
  • O objetivo do ADBC é promover o desenvolvimento de agricultura e zonas rurais, através das seguintes actividades: angariação de fundos para empresas de política agrícola; fomentando empresas de crédito para políticas agrícolas especificadas por
    o governo central; e apoiar estabelecimentos comerciais relacionados à agricultura.
  • Com sede em Pequim, a ADBC possui filiais e sub-filiais distribuídas em todo o território chinês.

 

Fonte: o autor, baseado em CDB 2016 Annual Report