O BRICS Policy Center no Fórum de Partidos Políticos, Think Tanks e Sociedade Civil dos BRICS

Em maio de 2022 o BRICS Policy Center participou do Fórum de Partidos Políticos, Think Tanks e Sociedade civil dos BRICS que, na ocasião, teve o BPC como organização líder (leading organization) do Brasil. O Fórum é um evento anual que precede a Cúpula dos BRICS no país anfitrião e tem como objetivo principal fortalecer o diálogo com a sociedade civil. O encontro virtual de dois dias foi organizado pela China NGO Network for International Exchanges.

A coordenadora-geral do BRICS Policy Center, Dra. Ana Garcia, participou da plenária de abertura do Fórum no dia 19 de maio.

Além do BRICS Policy Center, outras organizações da sociedade civil, parceiras do BPC, também participaram do evento.

Abaixo os principais temas abordados no debate:

• Na sessão 1, “Strengthening people-to-people cooperation to improve people’s livelihood and well-being”, com Juliana Cesar, da Gestos.
• Na sessão 2. “Upholding multilateralism in global governance” contou com a participação de Adhemar Mineiro, da REBPIP.
• Na sessão 3, “Facilitating people-to-people exchanges to enhance people-to-people connectivity”, o professor Sergio Veloso, coordenador de pesquisa do BPC, fez sua contribuição.

O Fórum dos Partidos Políticos, Think Tanks e Organizações da Sociedade Civil dos BRICS foi co-organizado pelo Conselho Chinês para a Cooperação entre Think Tanks dos BRICS e pela Rede de ONGs chinesas para intercâmbios internacionais, sob a orientação do Departamento Internacional do Comitê Central. Mais de 130 líderes de partidos políticos, bem como representantes da sociedade civil, think tanks e universidades de 10 países, participaram no fórum online.