Banco de Desenvolvimento e Assuntos Econômicos Internacionais (VEB)

 

Atualizado em novembro de 2017

Natureza e Propósito

  • O “Banco de Desenvolvimento e Assuntos Econômicos Estrangeiros” (Vnesheconombank, VEB) e suas atividades são regulados pela Lei Federal “On Bank for Development” (Lei Federal nº 82-FZ, de 17 de maio de 2007).
  • As prioridades de investimento do VEB são: produção de alto valor agregado; infra-estrutura de transportes e energia; exportação em projetos de grande porte; produtos civis, através de novas instalações e modernização da produção existente; iniciativas de projetos de inovação e tecnologia nacional.
  • Possui sete escritórios de representação na Federação Russa (São Petersburgo, Khabarovsk, Ekaterinburg, Pyatigorsk, Krasnoyarsk, Rostov-on-Don e Nizhny Novgorod) e no exterior (Londres, Nova Deli, Mumbai, Milão, Pequim, Nova Iorque, Frankfurt, Paris, Joanesburgo e Zurique).

 

Chart by Visualizer

Fonteveb.ru/en/about

De onde vêm os recursos?

  • Durante a dissolução da URSS, as atividades do banco concentraram-se na compra de produtos importados, com financiamento de países europeus.
  • Em 2002, o Vnesheconombank foi reestruturado e nomeado para investir fundos de pensão denominados em moeda estrangeira.
  • Em 2007, o Vnesheconombank foi reformulado como “Banco para o Desenvolvimento e Assuntos Econômicos Estrangeiros”. Assim, seu capital autorizado tornou-se parte da Federação Russa.
  • Em 2010, o Vnesheconombank criou o Fundo de Investimento Direto Russo para levantar capital no exterior para a economia russa. O principal objetivo do Fundo é aumentar o investimento estrangeiro de longo prazo nos setores de alta tecnologia da Rússia.
  • Em 2015, como resultado das sanções impostas à Rússia, o Vnesheconombank não conseguiu obter empréstimos por mais de 30 dias nos mercados de capitais estrangeiros. A solução foi buscar novas fontes de recursos, explorando mercados na Ásia e no Pacífico.

Subsidiárias VEB – Como funciona?

O Grupo Vnesheconombank inclui as subsidiárias da VEB que visam a executar uma série de disposições da Lei Federal “Sobre o Banco para o Desenvolvimento”:

  • VEB-Engineering Company: criada no Grupo Vnesheconombank como um centro de análise técnica de soluções tecnológicas em engenharia, monitoramento e gestão de projetos de investimento nacional.
  • VEB-Capital: envolvido na gestão dos ativos do Grupo Vnesheconombank, incluindo propriedade real.
  • OJSC VEB-Leasing: dá assistência a pequenas e médias empresas no financiamento da compra de transporte automotivo e equipamentos especiais. A empresa abriu 18 subdivisões regionais nas maiores cidades russas.
  • GLOBEX Bank: oferece suporte de crédito para a economia real e pequenas e médias empresas, sendo inclinado a funcionar como um banco universal.
  • OJSC SME Bank: agente da Vnesheconombank na implementação do Programa de Apoio às Pequenas e Médias Empresas.
  • Roseximbank: agente do governo russo para estender garantias aos exportadores e providenciar empréstimos para importadores de produtos russos.
  • Corporação de Desenvolvimento do Cáucaso do Norte (OJSC): criada para implementar projetos industriais e de infra-estrutura no território do Distrito.
  • Subsidiárias de bancos estrangeiros do Vnesheconombank (Belarus Belvnesheconombank; e Ukraine Prominvestbank): apoiam a exportação de produtos russos e a implementação de grandes projetos conjuntos de investimento nesses países.

 

Chart by Visualizer

Fonte: o autor, baseado no Vnesheconombank’s Annual Report (2016)

 

Chart by Visualizer

Fonte: o autor, baseado no Vnesheconombank’s Annual Report (2016)

Capital VEB – como funciona?

A VEB Capital está envolvida na gestão dos ativos do Grupo Vnesheconombank, incluindo ativos imobiliários, embora maior importância seja dada às operações com ativos financeiros.

 

  • A carteira de empréstimos Vnesheconombank inclui Rubles, dólares americanos e francos suíços, além de títulos de dívida denominados nos mercados nacional e estrangeiro.

 

Chart by Visualizer

Fonte: o autor, baseado em Vnesheconombank’s Annual Report (2015)

 

Chart by Visualizer

Fonte: o autor, baseado em Vnesheconombank’s Annual Report (2015)

 

Chart by Visualizer

Fonte: o autor, baseado em Vnesheconombank’s Annual Report (2015)