Fórum de Cooperação da China e dos Países Árabes (CASCF)

 

Atualizado em Maio de 2016

O que é o Fórum de Cooperação China- Países árabes (CASCF)?

  • O CASCF é uma iniciativa de diálogo formal entre a China e a Liga Árabe (AL), que atualmente conta com 21 membros.
  • Foi estabelecido em 2004 durante uma visita do então presidente chinês, Hu Jintao, à sede da Liga Árabe no Cairo, Egito.

Missão e Princípios

O CASCF visa promover a cooperação em vários campos, tais como política, comércio, cultura, tecnologia, relações exteriores, bem como promover a paz e o desenvolvimento através de intercâmbios amistosos.

Sobre o estabelecimento do fórum, Hu Jintao propôs quatro princípios para guiar a nova era das interações sino-árabes: (i) Estabelecer relações políticas baseadas no respeito mútuo; (ii) Promover intercâmbios econômicos e comerciais para alcançar objetivos comuns de desenvolvimento; (iii) Aprender uns com os outros através de intercâmbios culturais; (iv) Promover a paz mundial e o desenvolvimento comum, cooperando nos assuntos internacionais.

Os países da Liga Árabe

  1. Algeria
  2. Bahrain
  3. Comoros
  4. Djibouti
  5. Egypt
  6. Iraq
  7. Jordan
  8. Kuwait
  9. Lebanon
  10. Libya
  11. Mauritania
  12. Morocco
  13. Oman
  14. Palestine[1]
  15. Qatar
  16. Saudi Arabia
  17. Somalia
  18. Sudan
  19. Tunisia
  20. United Arab Emirates (UAE)
  21. Yemen

[1] The Minister of Foreign Affairs of China has already stated the Chinese support of the Palestinian right to form an independent State (China Daily, 2014). This political course aligns China with the Arab League’s claims for the recognition of Palestine as a formal country.

Estrutura

  • Reunião Ministerial: Um mecanismo permanente que reúne a cada dois anos o secretário-geral da AL e os ministros das Relações Exteriores da China e de todos os membros da Liga, rotacionando a localização da reunião todos os anos entre a China e um Estado árabe. Essas reuniões tratam de assuntos regionais e internacionais de interesse comum, particularmente para abordar os antigos Planos de Ação publicados pelo Fórum e a possibilidade de outro.
  • Reunião de Altos Funcionários: Reunião anual responsável pela preparação da próxima Reunião Ministerial; implementando resoluções feitas pelo último e chamando consultas políticas entre a China ea AL.
  • Grupo de Ligação: Este grupo promove a comunicação entre todos os envolvidos e implementa as resoluções feitas pela Reunião Ministerial e pela Reunião de Altos Funcionários. A Embaixada da China no Egito é o grupo de ligação da China, enquanto o Comitê dos Enviados Árabes para a China e o Escritório de Representação da Liga Árabe na China formam o grupo de ligação da Liga.
  • Outros mecanismos: o fórum é composto por mais de dez outros mecanismos destinados a aprofundar a cooperação.

Principais Mecanismos

  • Conferência de Empresários:  Concentra-se em empresas e visa melhorar as trocas econômicas e comerciais entre a China e o mundo árabe em um contexto global.
  • Seminário Econômico e Comercial Especial: Um mecanismo flexível que oferece uma oportunidade para projetos de cooperação e aumenta a relevância da cooperação comercial entre as partes envolvidas.
  • Conferência de Cooperação Energética: O objetivo é fortalecer a cooperação energética e o desenvolvimento sustentável entre a China e os árabes.
  • Seminários de Diálogo China-Árabe sobre Relações e Civilização: Promove a igualdade, a solidariedade e a comunicação entre diferentes culturas com o objetivo principal de alcançar a coexistência pacífica.
  • Intercâmbios Culturais: Atividades culturais, como festivais de arte, são realizadas em ambas as partes para promover a compreensão mútua.
  • Seminário de Ensino Superior e Cooperação Científica: Um seminário para melhorar a cooperação na área educacional e científica.
  • Fórum de Cooperação em Comunicação: O objetivo é cooperar no campo de mídia de massa usando a imprensa para melhorar a cooperação amigável.
  • Cooperação Ambiental: Promove a cooperação em proteção ambiental e esforços de desenvolvimento sustentável.
  • Treinamento de Recursos Humanos: O objetivo é promover a cooperação por meio de seminários e cursos de treinamento técnico para um grupo diversificado de funcionários públicos.
  • Trocas Não Governamentais: Um importante canal auxiliar no estímulo à cooperação amistosa entre a China e a Liga Árabe.

Cronologia

2000: AL propõe a criação do CASCF

Janeiro de 2004: estabelecimento da CASCF

Setembro de 2004: 1ª Reunião Ministerial no Cairo. Declaração do Fórum de Cooperação do Estado China-Árabe.

Maio de 2006: 2ª Reunião Ministerial em Pequim. Comunicado Conjunto sobre Proteção Ambiental.

Maio de 2008: 3ª Reunião Ministerial em Manama

Maio de 2010: 4ª Reunião Ministerial em Tianjin. Relação cooperativa estratégica sino-árabe.

Maio de 2012: 5a Reunião Ministerial em Hammamet – tema “aprofundar a cooperação estratégica e promover o desenvolvimento comum”

Junho de 2014: 6ª Reunião Ministerial em Pequim. Plano de desenvolvimento para 2014-2024.

Maio de 2016: 7ª Reunião Ministerial será aberta em Doha. 60 anos de relações diplomáticas entre a China e os países árabes.

Planos de Ação

1º Plano de Ação:

Capítulos principais:
(i) Cooperação política: A China e a AL buscam posições coordenadas em assuntos regionais e internacionais e buscam soluções pacíficas, desenvolvimento sustentável e cooperação em temas como o crime organizado e o tráfico de drogas.
(ii) Cooperação Econômica: os membros concordaram em se concentrar em áreas como comércio, investimento, energia, ciência, tecnologia, agricultura, meio ambiente e trabalho para promover seu desenvolvimento comum e criar condições favoráveis às parcerias econômicas.
(iii) Cooperação Social, Cultural e de Notícias: O Fórum promove diferentes tipos de intercâmbios culturais e oportunidades de cooperação nos campos de recursos humanos, educação, saúde, pobreza, desenvolvimento rural e mídia.

2º Plano de Ação:
Os dois lados concordaram em estabelecer um mecanismo de cooperação política.

Meio Ambiente

A Conferência Sino-Árabe sobre Cooperação Ambiental (2006):

  • Estabeleceu a importância do desenvolvimento econômico, progresso social e proteção ambiental, enfatizando a criação de desenvolvimento sustentável e a promoção da cooperação entre as duas partes. Para atingir esses objetivos mútuos, ambas as partes assinaram o “Comunicado Conjunto” para orientar o aprofundamento de sua cooperação ambiental regional.
  • Um Plano Anual de Implementação é concluído a cada dois anos para promover e estabelecer ativamente a cooperação em projetos e atividades nas áreas de formulação de políticas, financiamento e legislação ambiental.

Comércio e Investimento

  • Desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e os Estados Árabes, a cooperação e o comércio continuaram aumentando. Os Estados Árabes se tornaram o maior fornecedor de petróleo bruto da China e o 7º maior parceiro comercial. Fonte: Ministério das Relações Exteriores da RPC, 2016.
  • A China também tem uma política de investimento e apoio com os Estados Árabes no campo do petróleo e gás natural; investimentos cooperativos são articulados para otimizar a extração, o transporte e o refino de petróleo. Fonte: Ministério das Relações Exteriores da RPC, 2016)

A participação chinesa nas exportações do países árabes (2015)

 

Fonte: (OEC, n.d)

  •  Desde a fundação do Fórum de Cooperação dos Estados da China e dos Estados Árabes, o volume de comércio aumentou. Em 2003, o volume comercial foi de US $ 25,4 bilhões e, em 2004, o intercâmbio entre ambas as partes aumentou US $ 11,3 bilhões. Em 2008, o valor comercial subiu para US $ 132,9 bilhões, atingindo a meta de volume de comércio bilateral. Fonte: Agência de Notícias; 2010)

O investimento direto chinês nos Estados Árabes no primeiro semestre de 2017 teve um volume de US $ 630 milhões, apresentando um aumento de 25,6% em relação aos investimentos anteriores. Fonte: Ministério do Comércio da República Popular da China, 2017

 

Fonte: The China Global Investment Tracker; n.d.

 

Fonte: OEC, n.d

Fonte: OEC, n.d