Fórum de Cooperação da China e dos Países Árabes (CASCF)
Atualizado em Maio de 2016
Atualizado em Maio de 2016
O CASCF visa promover a cooperação em vários campos, tais como política, comércio, cultura, tecnologia, relações exteriores, bem como promover a paz e o desenvolvimento através de intercâmbios amistosos.
Sobre o estabelecimento do fórum, Hu Jintao propôs quatro princípios para guiar a nova era das interações sino-árabes: (i) Estabelecer relações políticas baseadas no respeito mútuo; (ii) Promover intercâmbios econômicos e comerciais para alcançar objetivos comuns de desenvolvimento; (iii) Aprender uns com os outros através de intercâmbios culturais; (iv) Promover a paz mundial e o desenvolvimento comum, cooperando nos assuntos internacionais.
[1] The Minister of Foreign Affairs of China has already stated the Chinese support of the Palestinian right to form an independent State (China Daily, 2014). This political course aligns China with the Arab League’s claims for the recognition of Palestine as a formal country.
2000: AL propõe a criação do CASCF
Janeiro de 2004: estabelecimento da CASCF
Setembro de 2004: 1ª Reunião Ministerial no Cairo. Declaração do Fórum de Cooperação do Estado China-Árabe.
Maio de 2006: 2ª Reunião Ministerial em Pequim. Comunicado Conjunto sobre Proteção Ambiental.
Maio de 2008: 3ª Reunião Ministerial em Manama
Maio de 2010: 4ª Reunião Ministerial em Tianjin. Relação cooperativa estratégica sino-árabe.
Maio de 2012: 5a Reunião Ministerial em Hammamet – tema “aprofundar a cooperação estratégica e promover o desenvolvimento comum”
Junho de 2014: 6ª Reunião Ministerial em Pequim. Plano de desenvolvimento para 2014-2024.
Maio de 2016: 7ª Reunião Ministerial será aberta em Doha. 60 anos de relações diplomáticas entre a China e os países árabes.
1º Plano de Ação:
Capítulos principais:
(i) Cooperação política: A China e a AL buscam posições coordenadas em assuntos regionais e internacionais e buscam soluções pacíficas, desenvolvimento sustentável e cooperação em temas como o crime organizado e o tráfico de drogas.
(ii) Cooperação Econômica: os membros concordaram em se concentrar em áreas como comércio, investimento, energia, ciência, tecnologia, agricultura, meio ambiente e trabalho para promover seu desenvolvimento comum e criar condições favoráveis às parcerias econômicas.
(iii) Cooperação Social, Cultural e de Notícias: O Fórum promove diferentes tipos de intercâmbios culturais e oportunidades de cooperação nos campos de recursos humanos, educação, saúde, pobreza, desenvolvimento rural e mídia.
2º Plano de Ação:
Os dois lados concordaram em estabelecer um mecanismo de cooperação política.
A Conferência Sino-Árabe sobre Cooperação Ambiental (2006):
O investimento direto chinês nos Estados Árabes no primeiro semestre de 2017 teve um volume de US $ 630 milhões, apresentando um aumento de 25,6% em relação aos investimentos anteriores. Fonte: Ministério do Comércio da República Popular da China, 2017