No dia 21 de Julho de 2016, foi realizada a última mesa-redonda da Escola de Inverno do GSUM: “Resolução de Conflitos e Desarmamento”. A mesa-redonda abordou os desafios acerca dos processos de desarmamento, entendidos como etapas fundamentais para construção da paz. Analisando suas particularidades e complexidades no que se refere a processos de mediação e resolução de conflito, esta mesa também abriu espaço para reflexão sobre os contextos de violência locais.
A mesa foi composta por Rob Muggah (Instituto Igarapé), Ignácio Cano (UERJ), Denise Garcia (Northwestern University) e Monica Herz (GSUM | IRI/PUC-Rio). Em sua fala, Garcia tratou do arcabouço normativo ao redor do tema do desarmamento e como essa área se relaciona com o surgimento do que ela chama “Regimes Humanitários de Segurança”. Muggah, por sua vez, discutiu como a agenda internacional de armas leves reflete dinâmicas internacionais de poder. Ignacio Cano apresentou sua pesquisa sobre a mediação do conflito entre as gangues de El Salvador, apontando os paradoxos, desafios e as possíveis lições que podemos tirar desse processo. Herz, concluindo a mesa, trouxe uma abordagem mais crítica para a questão das armas, apontando o risco de certas vozes serem excluídas de determinados processos destinados a controlar o número de armamento, como em situações de programas DDR.
Para mais informações sobre o GSUM, acesse o site: http://goo.gl/nue3Ue. Para outras informações sobre a Escola de Inverno de 2016, acesse o link: http//goo.gl/yR3QZT.