SUMÁRIO DOS EVENTOS PÚBLICOS DA ESCOLA DE INVERNO GSUM 2016

No mês de julho ocorreu a terceira edição da Escola de Inverno, evento organizado pela Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM). Foram duas semanas de um programa acadêmico e de treinamento intensivo sobre mediação internacional, com mesas-redondas que reuniram acadêmicos e profissionais de diversas instituições que são referência em suas respectivas áreas. Os principais cursos foram ministrados por Roxaneh Bazergan, que lidera a Unidade de Suporte à Mediação do Departmento de Assuntos Políticos (DPA) das Nações Unidas; Oliver Richmond, professor de Relações Internacionais da Universidade de Manchester; Dominik Balthasar, pesquisador sênior do swisspeace; Edy Kaufman, professor da Universidade de Maryland e Pablo Lumerman, fundador e diretor da organização Estudio de Valle, responsável por atuar em diversos processos de mediação na América Latina.

Abaixo segue um breve resumo sobre os eventos que aconteceram na PUC-Rio e no BRICS Policy Center:

DISCURSO DE ABERTURA COM PRESIDENTE ERNESTO SAMPER, SECRETÁRIO-GERAL DA UNASUL

No dia 12 de julho de 2016, a Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM) recebeu o Secretário-Geral da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, para a abertura da terceira edição da Escola de Inverno sobre Mediação. Na ocasião, o Presidente Samper proferiu a palestra Conflicto y Paz en Suramérica, em que destacou a vocação pacífica da América do Sul e o papel da UNASUL na manutenção da paz. Também participaram do evento a Embaixadora da Noruega no BrasilAud Marit Wiig, o magnífico reitor da PUC-RioProf. Pe. Josafá Carlos de Siqueira, e a Coordenadora do GSUM, Profa. Monica Herz.

Clique aqui para saber mais sobre o evento.

MESA-REDONDA “RESOLUÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA AMÉRICA LATINA”

No dia 19 de Julho de 2016, a Escola de Inverno do GSUM organizou a mesa-redonda “Resolução e Mediação de Conflitos na América Latina”. O objetivo do painel foi apresentar e trocar experiências e ideias sobre a região, identificando os desafios e avaliando as opções políticas para a crise regional, nacional e local observadas atualmente. A mesa-redonda contou com a presença de Graciela Tapia (UNDPA) por skype, Pablo Lumerman (ACCESS) e Edy Kaufman (University of Maryland)

Clique aqui para saber mais sobre o evento.

MESA-REDONDA “RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E DESARMAMENTO”

No dia 21 de Julho de 2016, foi realizada a última mesa-redonda da Escola de Inverno do GSUM“Resolução de Conflitos e Desarmamento”. A mesa-redonda abordou os desafios acerca dos processos de desarmamento, entendidos como etapas fundamentais para construção da paz. Analisando suas particularidades e complexidades no que se refere a processos de mediação e resolução de conflito, esta mesa também abriu espaço para reflexão sobre os contextos de violência locais. A mesa foi composta por Rob Muggah (Instituto Igarapé)Ignácio Cano (UERJ)Denise Garcia (Northwestern University) e Monica Herz (GSUM | IRI/PUC-Rio)

Clique aqui para saber mais sobre o evento.

Além da Escola de Inverno, o GSUM e o BPC realizaram o colóquio “Regional Patterns of Inter-State Crisis Mediation”, no qual o fellow do GSUM, Markus A. Kirchschlager (GIGA Institute of Middle East Studies), apresentou suas pesquisas recentes sobre os padrões regionais na forma como a mediação é realizada.

Clique aqui para saber mais sobre o colóquio.