BPC Policy Brief | Una aproximación a la Instancia Especial de Mujeres para el Enfoque de Género en la Paz de Colombia

Este Policy Brief discute a implementação das medidas de gênero do acordo de paz colombiano a partir de uma de suas maiores inovações participativas: a Instância Especial de Mulheres para o Enfoque de Gênero na Paz. Criada pelo acordo como resultado da importância adquirida por esta agenda nos Diálogos de Havana, a Instância é um espaço inédito, eletivo e rotativo de representação política para os movimentos de mulheres colombianas no arcabouço de implementação do acordo.

Seu papel, entre outras coisas, envolve o monitoramento do andamento das medidas de gênero e, neste esforço, a elaboração de recomendações e a manutenção de diálogo constante com as entidades implementadoras, as instituições governamentais e a sociedade civil. Diante de seu pioneirismo e seu potencial para a construção de uma paz inclusiva, o PB avalia o funcionamento, os avanços e os desafios da Instância desde sua instalação em 2017, também avaliando as perspectivas de sua iminente renovação.

A publicação foi elaborada em abril de 2022, por July Samira Fajardo Farfán, pesquisadora em temas sobre mulheres, paz e questões de segurança.

Este PB está disponível em espanhol.

 

Acesse a publicação abaixo na íntegra: