Alexandre dos Santos

Jornalista, mestre e doutorando em Relações Internacionais, é professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio desde 2006 e um dos coordenadores do Lepecad (Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre o Continente Africano e as Afro-diásporas), da PUC-Rio.

É responsável pelo canal no youtube “#ConexãoÁfrica/África em Livros” e pelo Clube de Leitura “África em Livros”, dedicado exclusivamente a obras publicadas por autoras/es africanas/os. Especialista em História e Geopolítica do continente africano, é um dos autores do livro “África no mundo contemporâneo” (editora Garamond, 2014).

Lattes   –   Instagram: @alsantos72 e @africa_em_livros



Caroline Assis

Doutoranda em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2023) com tese relacionada a atuação chinesa na transição energética do Brasil e da África do Sul. Mestre em Ciência Política e graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2012-2019). Atuou como pesquisadora assistente do Departamento de Relações Internacionais (Dinte) no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) (2020-2022). Atualmente tem interesse nos temas relacionados a economia política internacional, relações internacionais entre os BRICS e transição energética na África e América Latina.





Maria Eduarda Musa

Estudante de Relações Internacionais da PUC-Rio e atualmente estagiária de comunicação no BRICS Policy Center/PUC-Rio. Realizou monitoria da matéria Fundamentos Teóricos das Relações Internacionais em 2023. Tem interesse na área de direitos humanos, conflitos internacionais contemporâneos e cooperação internacional.



Luis Gouveia Junior

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, onde concluiu a sua graduação nesta mesma área, e mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Oxford (St Antony’s College). É bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal) com o projeto “Between BRICS and the West? Ontological and Epistemological security in Brazil, India, and South Africa.” Sua pesquisa foca principalmente no Sul Global, com um enfoque nos estudos para a paz e nos estudos críticos de segurança.



Daniel Lannes

Mestrando em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio. Bacharel (2024) em Relações Internacionais pela mesma instituição. Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação Científica pelo Programa de Educação Tutorial (PET/TEPP), pela mesma instituição (2021-2022), e bolsista pela FAPERJ (2022-2024). Possui como agenda de interesse: Economia Política Internacional; Meio Ambiente e Emergência Climática; Transição energética; Teorias de Relações Internacionais.



Dora Meireles

Possui bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é mestranda de Relações Internacionais na PUC-Rio. Atuou por dois anos como estagiária do BNDES e como Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Também é uma Climate Reality Leader e possui interesse de pesquisa na intersecção entre Geopolítica, Segurança, Mudanças Climáticas e Economia Política Internacional; em Cooperação em Segurança e no Financiamento do Desenvolvimento Sustentável por Bancos de Desenvolvimento.



Christian Lyrion de Barros Fontão

Mestrando em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio), na linha de pesquisa Globalização, Governança e Desenvolvimento. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), com Láurea Acadêmica. Finalista e laureado na segunda edição do Prêmio CAPES Talento Universitário (2022). Pesquisador Associado do Centro de Pesquisas em Política e Geopolítica do Hidrogênio (HGPol) e do Observatório Latino-Americano da Geopolítica Energética (OLAGE), além de membro da Sustainability Transitions Research Network (STRN). Seus interesses de pesquisa abrangem análise de política externa, cooperação internacional para o desenvolvimento, financiamento climático, transição energética, hidrogênio, justiça climática, governança global, ecologia política, economia política internacional e geopolítica da energia, com especial atenção ao papel do Brasil, dos BRICS+ e do Sul Global na construção de uma transição energética justa, segura e sustentável.


Maria Victória Bastos

Estudante de Relações Internacionais da PUC-Rio. Interessada nas questões de gênero e suas interseccionalidades, colaborou na produção de uma cartilha sobre Economia do Cuidado, publicada em 2024 pelo próprio BRICS Policy Center. Participou da 12ª edição do Curso de Operações de Paz para Mulheres, promovido pela Marinha do Brasil. Tem igual interesse em comunicação audiovisual, cooperação internacional, diplomacia em suas diversas formas — especialmente paradiplomacia e diplomacia cultural —, terceiro setor e atuação humanitária. É voluntária da Cruz Vermelha Brasileira.

 



Júlia Nassar

Bacharelanda em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio. Atualmente é estagiária na área de comunicação do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio). Atuou como monitora da disciplina optativa de Globalização Financeira. Realizou intercâmbio acadêmico no Canadá na University of Regina, onde estudou sobre o direito internacional dos Povos Indígenas. Possui interesse nas áreas de Direito Internacional, Mediação Internacional e Estudos sobre Conflitos e Guerras.