Iniciativa do GSUM oferece curso de formação e aprimoramento de diplomatas no Instituto Rio Branco

Entre os dias 19 e 23 de junho de 2017, a Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM), por meio do Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio), ofereceu o módulo “Resolução de Conflitos e Mediação Internacional” ao curso de formação e aprimoramento de diplomatas do Instituto Rio Branco, no Ministério de Relações Exteriores. As aulas foram conduzidas pelos Profs. Paulo EstevesMonica HerzMaira Siman e Claudia Fuentes, contando também com a contribuição do Embaixador Gelson da Fonseca Junior, que se juntou à equipe do GSUM e encerrou o curso. Essa foi a segunda participação do GSUM no curso de formação do Rio Branco.

As aulas reuniram trinta alunos e abordaram aspectos básicos e temas essenciais da Resolução de Conflitos e da Mediação Internacional. O curso foi dividido da seguinte forma:

• Dia 1: “Mediação, solução política de conflitos, desenvolvimento e construção da paz”, com o Prof. Paulo Esteves

• Dia 2: “Resolução e Transformação de Conflitos: contextos para a Mediação Internacional”, com a Profa. Maíra Siman

• Dia 3: “Mediação Internacional e suas práticas especializadas”, com a Profa. Monica Herz

• Dia 4: “Direitos Humanos na Resolução de Conflitos e nos Acordos de Paz”, com a Profa. Claudia Fuentes

• Dia 5: “O Brasil e a Mediação Internacional”, com o Emb. Gelson Fonseca Jr.

Várias das leituras do curso foram retiradas de livros produzidos no âmbito do GSUM: a coletânea “Mediação Internacional”, organizada por Monica Herz, Maíra Siman e Paula Drumond, e o ainda a ser lançado “Human Rights and Conflict Resolution: Bridging the Theoretical and Practical Divide”, editado por Claudia Fuentes e Paula Drumond.

Siga a nossa página no Facebook e saiba mais sobre o GSUM!