GSUM LECIONA CURSO SOBRE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E MEDIAÇÃO INTERNACIONAL NO INSTITUTO RIO BRANCO/MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

A Unidade de Mediação para o Sul Global (GSUM), em parceria com o BRICS Policy Center (BPC) e através do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio), ofereceu um módulo sobre “Resolução de Conflitos e Mediação Internacional” no Curso de Formação do Instituto Rio Branco (MRE).

Entre os dias 14 e 18/09, os professores Monica Herz (IRI/PUC-Rio), Maira Siman (IRI/PUC-Rio), Paulo Esteves (IRI/PUC-Rio) e Claudia Fuentes (IRI/PUC-Rio) abordaram diversos temas relativos ao campo da Resolução e Transformação de Conflitos, Construção da Paz e Mediação Internacional. Além de discutir as perspectivas e conceitos clássicos da área, os professores estimularam uma discussão sobre as interfaces entre mediação, solução política de conflitos e desenvolvimento. O curso também debateu as formas de conflito violento na América Latina e os mecanismos de prevenção e resolução disponíveis na região. A aula final do curso, conduzida pelo Embaixador Gelson Fonseca Junior, foi dedicada à discussão acerca da experiência brasileira no campo da mediação internacional.

Foto: GSUM

 

Os  alunos  e  diplomatas  presentes  nas  aulas  levantaram  importantes  questões  acerca  do potencial dos países do Sul Global na resolução de conflitos, tanto no âmbito regional quanto internacional.

Foto: GSUM