Exibição do documentário “Mãos à Carne” ocorrerá no Museu da Ciência e Vida
O documentário “Mãos à Carne: como a escravidão contemporânea contamina a pecuária brasileira” foi exibido gratuitamente no Museu da Ciência e Vida, no dia 21 de agosto de 2019 às 14h. O filme se propõe a criar um debate sobre a construção da política pública de combate ao crime e sua funcionalidade através da demonstração da atual situação da escravidão moderna no Brasil no setor da pecuária. Ao observar o papel das organizações atuantes (setor público, privado e sociedade civil) nessa agenda, tem como objetivo trazer um conhecimento sobre o trabalho escravo brasileiro na pecuária para que, através da compreensão do enredamento dessa conjuntura, se vislumbrem possíveis soluções conjuntas com os atores da agenda. O filme é, sobretudo, um convite para uma reflexão acerca dos avanços e retrocessos no combate ao trabalho escravo no Brasil e de que forma isso impacta no sucesso da política pública.
Em matéria publicada na última terça-feira, 20 de agosto, o Jornal ISTOÉ divulgou a exibição do documentário e destacou sua contribuição ao abordar a proteção dos direitos trabalhistas de quem trabalha na criação de gado no Brasil. Veja a matéria de divulgação aqui.
Além disso, a pré-estreia do documentário foi sediada no BRICS Policy Center no dia 12 de Julho, no qual recebeu-se cerca de 50 convidados. “Mãos à Carne” é parte de uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores da casa e pela Universidade de Nottingham, intitulada “The interaction of social-environmental requirements in supply chain management”, também financiada pela British Academy. A pesquisa do documentário é de autoria das pesquisadoras Heloisa Gama e Silvia Pinheiro, e realizado pelo coletivo StudioPlano.