Especialistas se reúnem no BPC para discutir pesquisas conjuntas em Cooperação Sul-Sul e Triangular e plataforma NeST LATAM

O capítulo latino-americano do Network of Southern Think Tanks (NeST LATAM) é uma plataforma que congrega pesquisadores de diversas instituições de pesquisa da América Latina para colaborar na sistematização, consolidação e compartilhamento de conhecimentos em Cooperação Sul-Sul e Triangular (CSSTr) e outras temáticas de desenvolvimento internacional.

Entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2020, membros do Brasil, Argentina e México dessa plataforma se reuniram no BRICS Policy Center com o objetivo de compartilhar resultados e desenvolver metodologias para pesquisas conjuntas em CSSTr na América Latina. Considerando os diferentes conceitos, abordagens, práticas e burocracias presentes na região, o grupo atua no levantamento de dados, análise e elaboração de pesquisas e documentos que possam servir para orientação de políticas públicas na região e no mundo, inspirar novas pesquisas acadêmicas e, de modo mais amplo, contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável dos países envolvidos.

Durante os três dias de trabalho, foram acordados a carta constituinte da plataforma NeST LATAM e os primeiros passos para a 1a Edição da Escola de Inverno em Cooperação Sul-Sul e Triangular, que acontecerá ainda esse ano. Além das reuniões de trabalho internas do grupo, ocorreram também dois eventos públicos nos quais os participantes compartilharam as perspectivas e tendências para a Cooperação para o Desenvolvimento em seus respectivos países. Institutional arrengements and regional governance: LATAM main obstacles and enabling aspects for an improved coordination of SSTrC, no dia 14 de janeiro, e  Thinking about LATAM internal processes: regional main lessons and instruments to design, monitoring and evaluating SSTrC projects and programs, no dia 15 de janeiro. As duas mesas redondas trouxeram a perspectivas de policymakers, sociedade civil e academia. Além dos conceitos e práticas específicos, questões técnicas envolvendo os desafios de monitoramento e avaliação da CSSTr também foram abordadas, buscando accountability sem comprometer os aspectos intangíveis e particulares à cooperação de países em desenvolvimento.

As reuniões e eventos públicos contaram com a parceria do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) e financiamento da Capes.