Especialistas discutem o papel das mídias sociais nas democracias brasileira e mexicana

O BRICS Policy Center organizou, no último dia 02 de dezembro, a palestra “Mídia e Democracia no Brasil e no México: da televisão às mídias digitais”, cujo objetivo principal foi debater, comparativamente, como os processos políticos e democráticos do Brasil e do México vem sendo afetados pela influência cada vez maior das mídias sociais – principalmente nos últimos processos eleitorais dos respectivos países.

Na ocasião, estiveram presentes os especialistas no tema Arthur Ituassu, Professor de Comunicação Política da PUC-Rio e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (COMP), e também Carlos Muñiz, Profesor Titular da Universidad Autónoma de Nuevo León e Coordenador do Laboratório de Comunicação Política (LACOP). O Prof. Muñiz também esteve por um mês como professor visitante no Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC, com apoio da CAPES.

Em sua apresentação, Muñiz trouxe uma análise empírica do caso mexicano, mais especificamente, da estratégia comunicativa de López Obrador em seus discursos enquanto presidente do México. Em sua análise, o professor destacou possíveis interpretações sobre essa estratégia, uma vez que o presidente pretende manter um contato cada vez mais presente e constante com os cidadãos.

Por sua vez, Ituassu abordou alguns preceitos teóricos do campo da Comunicação Política – como a transição da comunicação política pré-moderna, moderna e pós-moderna –  importantes para localizar contexto brasileiro na América Latina, assim como seu impacto para a democracia.