Em sua terceira edição, “Série BRICS” aborda o papel da China no desenvolvimento do Sul Global

O BRICS Policy Center organizou, no último dia 26 de setembro, a terceira palestra da edição “Série BRICS”, intitulada “The role of China in reframing development in the Global South: a view from South Africa”. O evento teve como objetivo principal debater o papel de liderança que a China vem assumindo no desenvolvimento do Sul Global através de seus investimentos em infraestrutura e também por meio de laços cada vez mais estreitos de cooperação comercial.

Na ocasião, a Dra. Lisa Thompson apresentou suas perspectivas específicas com um olhar vindo da África do Sul, e como os investimentos chineses vêm moldando o desenvolvimento nesse país. Lisa Thompson é Professora e Diretora do African Centre for Citizenship and Democracy na Universidade de Western Cape, África do Sul. Atualmente, a Dra. Thompson trabalha com sua pesquisa sobre desenvolvimento nos BRICS e no Sul Global, além de cooperar com estudos e debates sobre a transição justa em relação às plataformas multilaterais do BRICS e do G20. Confira o policy work paper co-editado por Lisa Thompson, intitulado Adverse international and local conditions for South Africa’s Special Economic Zones.

A palestra é a terceira edição da série de eventos sobre os BRICS realizada este ano pelo BPC, por ocasião da Cúpula dos BRICS de 2019, a ser sediada no Brasil. A inauguração desta série contou, anteriormente, com a palestra do professor Paulo Nogueira Batista Jr. sobre o tema “Os Novos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (NBD-BRICS e AIIB) e o Sistema Financeiro Internacional”. Já a segunda palestra, abordou o tema “Sistema Nacional de Inovação dos BRICS” com o Prof. José Eduardo Cassiolato. Encontros similares serão realizados pelo BPC ao longo dos próximos meses.

Para acessar a transmissão ao vivo do evento, clique aqui. Acesse também o conteúdo completo da apresentação abaixo.

Download