As repercussões comerciais e diplomáticas da eleição argentina: Entrevista de Ana Garcia para o Jornal Poder360
Na segunda-feira (23), a pesquisadora e professora colaboradora da pós-graduação do IRI/PUC-Rio, Ana Garcia, concedeu uma entrevista ao portal de notícias Poder360 a respeito dos possíveis impactos comerciais e diplomáticos da eleição presidencial argentina, especialmente sobre a postura do país vizinho em blocos e acordos internacionais. De acordo com outros especialistas entrevistados, uma possível vitória do candidato à presidência argentina, Javier Milei, provocará uma turbulência nas relações Argentina-Brasil.
Perguntada sobre a possibilidade de entrada da Argentina na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Ana alega que, se Massa sair vitorioso, é bastante improvável que a Argentina ingresse no bloco antes do Brasil, apesar de flertar com a adesão ao bloco desde 2022. Em relação à postura da Argentina frente ao BRICS, Ana avalia que o afastamento de Milei em relação à China pode significar uma aproximação com o governo russo, mais especificamente com a figura de Vladimir Putin. Segundo ela:
“A extrema-direita internacional ligada [ao ex-presidente dos EUA Donald Trump] tem tido uma hostilidade à China, mas uma proximidade muito grande com a Rússia, então o BRICS não é totalmente fora de cogitação em razão da presença de Putin e a proximidade que Trump tem [com ele]”.
Confira abaixo a matéria na íntegra: