Pesquisadores do GSUM participam do 6º encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)

Na última semana, entre os dias 25 a 28 de julho, pesquisadores da Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) participaram do 6º Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI): Perspectivas sobre o poder em um mundo em redefinição.

Na quarta-feira, 26 de julho, a Professora Monica Herz, coordenadora do GSUM, participou da mesa redonda “O poder e as comunidades epistêmicas de relações internacionais na América Latina”. Também na quarta-feira, outra mesa redonda, intitulada “Feminismos e Mulheres nas Relações Internacionais”, contou com a participação da pesquisadora do GSUM, a Professora Paula Drumond.

Nesse mesmo dia, a pesquisadora do GSUM, Jana Tabak apresentou o trabalho “Building a “New Colombia”? Protection, participation and punishment in the demobilization of child-soldiers in the Colombian peace process”, escrito em coautoria com Manuela Trindade Viana e Luiza Villela. O artigo compôs o painel “Participação de Crianças em Conflitos Armados: Reflexões Críticas a partir do campo das Relações Internacionais”, cuja coordenação foi também da Professora Jana Tabak e contou com a participação da Professora Monica Herz como debatedora. Do painel “Crime e Relações Internacionais”, que também ocorreu no dia 26 de julho, fez parte o assistente de pesquisa do GSUM, Pedro Maia, que apresentou o artigo intitulado “(Des)Assemblando o processo de paz entre as ‘gangues’ de El Salvador”.

Na quinta-feira, 27 de julho, a Professora Monica Herz coordenou e discutiu trabalhos no painel “Paz e segurança nos estudos críticos”.

No último dia da conferência, a Professora Maira Siman, coordenadora adjunta do GSUM, e Victória Santos, assistente de pesquisa do GSUM, apresentaram o trabalho “Interrogating the security-development nexus in Brazil’s domestic and foreign pacification engagements”, no painel “Conflito e paz em países em desenvolvimento”. No mesmo dia, Luisa Giannini, assistente de pesquisa do GSUM, participou do painel “O problema da justiça nas relações internacionais: releituras teóricas” com o artigo “O Caso Al Bashir e a (des)igualdade soberana: o domínio das grandes potências através das regras do Tribunal Penal Internacional”.

A Professora Monica Herz, nesse mesmo dia, apresentou o trabalho “The security-development nexus in Brazil’s nuclear policy”, em coautoria com Layla Dawood e Victor Lage, no painel “A questão nuclear e a segurança”. Por fim, ainda no dia 28 de julho, a Professora Paula Drumond apresentou seu trabalho intitulado “Mulheres, Paz e Segurança: Uma análise interseccional”, no painel “Gênero, Raça e Interseccionalidade”.