O Poder das Percepções e o Brasil no Cenário Internacional

Foi realizado na terça passada, dia 11 de abril, 2017, pelo BRICS Policy Center, o colóquio “O Poder das Percepções e o Brasil no Cenário Internacional”, fruto do trabalho da pesquisadora visitante Débora Terra (Universidade de Lisboa), que está no Centro através do programa Power and Region in a Multipolar Order (PRIMO). O colóquio contou com a participação da Prof.ª Andrea Ribeiro Hoffmann, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, como debatedora.

No colóquio foram abordados temas ligados ao conceito de percepção no cenário das Relações Internacionais. Nesse sentido, Débora Terra apresentou o que o conceito significa e como ele afeta as expectativas múltiplas e constantes que os diversos atores do Sistema Internacional têm sobre si mesmos e sobre os outros. Contudo, vale ressaltar que nessa perspectiva a imagem é algo conceitual e não uma ação de fato.

Terra também apontou como, por muitas vezes, podem existir misperceptions (percepções erradas) sobre si mesmo, ou sobre os outros. Por exemplo, a percepção do Brasil como ator de peso em questões de segurança acaba por se mostrar falsa, o que pode acarretar em ações falhas por parte do país. Contudo, na área ambiental, o Brasil tem consciência do grande peso que tem, diminuindo a possibilidade de misperceptions, produzindo condutas mais certeiras.

De acordo com Débora Terra, “as percepções externas elucidam até que ponto atores do Sistema Internacional estão sendo consolidados internacionalmente e, a partir disso, suas ações são legitimadas”. O Poder das Percepções, portanto, mostra que as percepções impactam nas ações, seja a própria ou a do outro em relação a você.