AGENDA BPC

Nas últimas semanas o BPC participou de diversas reuniões e eventos internacionais, dentre os quais listamos abaixo:

Seminário “China, Latin America and European Union, A Triangular Relationship?”

No dia 4 de novembro, o Prof. Paulo Esteves participou como palestrante do seminário “China, Latin America and European Union, A Triangular Relationship?”, organizado pelo German Institute of Global and Area Studies – GIGA, parceiro do BPC, pela Fundação EU-LAC, CAF Banco de Desenvolvimento da América Latina, em Hamburgo, na Alemanha. O seminário teve como objetivo analisar as interações entre as regiões para identificar as oportunidades e desafios envolvidos na relação entre a China, a América do Sul e os Caribes e a União Europeia.
Para mais informações sobre o evento, incluindo programa, clique aqui.
BPC recebeu a visita de diretor executivo e gestor cultural do Centro Cultural Brasil Turquia (CCBT), sr. Yusuf Elemen

No dia 11 de novembro, o pesquisador Paulo Wrobel recebeu o diretor executivo e gestor cultural do Centro Cultural Brasil Turquia (CCBT), Sr. Yusuf Elemen, acompanhado do professor de turco Sr. Fatih Taskin. O intuito da visita foi apresentar o trabalho desenvolvido pelo CCBT e discutir a pertinência de uma potencial colaboração com o BPC. Embora a ênfase principal do Centro recaia sobre a língua e a cultura turcas, o sr. Yusuf vem desenvolvendo relações próximas com instituições brasileiras de relações internacionais, especialmente em São Paulo, onde está baseado.
Conversou-se, ainda, sobre a possibilidade de uma colaboração futura na promoção de eventos que poderiam envolver a Turquia e os países BRICS.

BPC participou de Fórum Cidades Sustentáveis, promovido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável Brasil

No dia 12 de novembro, o pesquisador Sérgio Veloso participou de Fórum Cidades Sustentáveis, promovido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (RSDS) Brasil. No evento, discutiram-se a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com ênfase no objetivo 11, que versa sobre as cidades enquanto espaços fundamentais para o alcance concreto da sustentabilidade como realidade global. Além disso, o evento também foi responsável por promover a expansão da rede RSDS Brasil na cidade do Rio de Janeiro.

Representantes da Universidade de Melbourne visitaram BPC

Os professores Hayley Henderson e Adrian Hearn (Universidade de Melbourne), visitaram o BPC no dia 19 de novembro, onde se reuniram com a Coordenadora Administrativa do Centro, Sra. Lia Lopes e com o pesquisador e coordenador do projeto BRICS Urbe, Sr. Sergio Veloso. A universidade estrangeira assinou, recentemente, um acordo de cooperação com a PUC-Rio com o objetivo de aprofundar a relação e parceria com Centro BRICS.
Durante a reunião, discutiu-se sobre a possibilidade de elaboração de projetos conjuntos para a realização de pesquisas e eventos em áreas relacionadas com os temas “sustentabilidade”, “cooperação sul-sul”, “desigualdade”, “climate change”, entre outros.