Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Comparative Regionalism: Discussing the Oxford Handbook of Comparative Regionalism

7 de abril de 2016 - 8 de abril de 2016

O seminário “Comparative Regionalism: Discussing the Oxford Handbook of Comparative Regionalism”, organizado pelo Instituto de Relações Internacionais em conjunto com o Kolleg-Forschergruppe (KFG) da Freie Universität Berlin nos dias 7 e 8 de abril, reuniu acadêmicos de diversas partes do mundo para debater os conceito, as teorias e as agendas de pesquisa relacionadas ao tema regionalismo comparado.

No primeiro painel foram discutidas as teorias de cooperação e integração regional (Tanja A. Börzel, FUB Freie Universität Berlin) e difusão de normas (Thomas Risse, FUB). O painel seguinte discutiu a cooperação inter-regional (Andrea Ribeiro Hoffmann, PUC-Rio) e a governança regional do comércio internacional (Soo Yeon Kim, NUS). O terceiro painel explorou a governanca regional na area de desenvolvimento (Laszlo Bruszt, European University Institute Florence) e questões sociais e de gênero (Anna Van der Vleuten, RU Radboud University). No último painel, foi discutido o regionalismo latino-americano (Andrea Bianculli, Institut Barcelona d’Estudies Internacionals).

Aconteceram ainda duas mesas-redondas, em formato mais informal, e voltadas mais para os alunos da pós-graduação. A primeira – “Conflict Resolution in Latin America” – organizada em conjunto com a Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) focou, sobretudo, no papel da UNASUL na mediação de conflitos regionais. Participaram Claudia Fuentes (GSUM), Mônica Herz (GSUM), Antonio Jorge Ramalho (UNASUL), Paulo Roberto de Almeida (Ministério das Relações Exteriores), Rut Diamint (Universidad Torcuato Di Tella, Argentina) e Thomas Risse (FUB). A segunda mesa-redonda, que encerrou as atividades do seminário, discutiu as relações políticas e acadêmicas entre União Europeia e América Latina, principalmente os benefícios da cooperação inter-regional com a cooperação feita entre parceiros estratégicos individuais.

Clique aqui para ouvir os áudios dos paineis do seminário no SoundCloud do IRI.

Detalhes

Início:
7 de abril de 2016
Final:
8 de abril de 2016
Categoria de Evento:

Local

PUC-Rio
R. Marquês de São Vicente, 225 - Gávea
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22451-900 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(55 21) 3527-1001
Ver site do Local

Outros detalhes