Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Palestra com Cid Benjamin sobre o livro recém-lançado do autor, “Gracias a la Vida”

11 de maio de 2016

No dia 11 de maio, o Sr. Cid Benjamim, autor do livro “Gracias a la Vida”, compareceu ao BRICS Policy Center para compartilhar suas experiências e o processo de criação da sua obra, a qual caracteriza como um misto de relatos com avaliações políticas e reflexões pessoais.

Cid fez uma apresentação aos alunos do  Programa de Educação Tutorial do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (PET/IRI), onde relatou detalhes pessoais vividos por ele, enquanto militante, durante a Ditadura Militar no país.

Este evento foi uma das atividades realizadas no âmbito da parceria entre o BPC e o PET/IRI. O PET é um programa financiado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu) cujo objetivo geral é promover a formação ampla e de qualidade dos alunos de graduação que o integram, de modo a estimular a melhoria do ensino de graduação e oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, que qualifique seus participantes, científica e criticamente, para atuação acadêmica e/ou profissional futuras. Os alunos do PET reunem-se semanalmente no BPC.

Por: Juan Jullian de Paula Monteiro – Aluno PET IRI/PUC-Rio

 

Sinopse do Livro

Neste Gracias a la vida – memórias de um militante, Cid Benjamin faz um relato de suas ricas experiências pessoais, mesclado com oportunas reflexões sobre as venturas e desventuras da esquerda brasileira nas últimas décadas. Sua militância política incorpora acertos generosos, mas também evidencia o franco reconhecimento dos erros cometidos. Líder estudantil, figura destacada na guerrilha urbana contra a ditadura militar, um dos idealizadores do sequestro do embaixador americano, Charles Burke Elbrick – do qual participou ativamente – e dirigente do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), Cid viveu o movimento de massas em 1968, a prisão, a tortura e a clandestinidade. Em seu longo exílio, trabalhou como engenheiro numa fábrica de confecções em Cuba, e ganhou a vida como funcionário administrativo numa escola e professor numa creche na Suécia. De volta ao Brasil, em setembro de 1979, Cid Benjamin foi fundador e dirigente do PT, partido do qual acabou se afastando para filiar-se ao PSOL. Jornalista, desenvolveu suas qualidades de escritor, tornando-se um dos grandes contadores da história de sua geração. Com memória implacável – e, eventualmente, até com senso de humor –, Cid mobiliza na linguagem seu poder de contar as muitas esperanças e alguns dos horrores que atravessam a obra literária do século XX.

 

Short bio

Cid Benjamin nasceu em 1984, em Recife, mas foi criado no Rio de Janeiro, cidade por ele adotada. Integrante da guerrilha urbana, comandou o setor armado do MR-8, e foi preso em abril de 1970. Libertado dois meses depois em troca do embaixador alemão Giovanni Enrico Bucher, passou quase dez anos exilado em diferentes países. Em 1979, retornou ao Brasil com a anistia. É jornalista, com passagens no O Globo e no Jornal do Brasil, entre outros veículos e, ainda, em entidades sindicais de trabalhadores. Lecionou no curso de Comunicação Social da Faculdades Integradas Hélio Alonso e trabalhou como superintendente de Comunicação da OAB/RJ. Cid Benjamin é autor do livro Hélio Luz, um xerife de esquerda (Relume Dumará, 1998).

Detalhes

Data:
11 de maio de 2016
Categoria de Evento:

Local

BRICS Policy Center (antigo)
Rua Dona Mariana, 63
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22280020 Brasil
+ Google Map
Telefone:
2535-0447
Ver site do Local

Outros detalhes