9º Fórum Acadêmico dos BRICS

Entre os dias 10 e 13 de junho na cidade de Fuzhou, o governo chinês organizou, como parte da sequência de eventos oficiais que antecedem a Cúpula dos BRICS, o 9º Fórum Acadêmico dos BRICS, cujo tema foi “Pooling Wisdom and New Ideas for Cooperation”. O BRICS Policy Center foi representado pelo pesquisador Sérgio Veloso, que fez a fala de abertura da primeira mesa do evento com o tema “BRICS Cooperation under the new circumstances: opportunities and challenges”. Essa edição do fórum acadêmico aconteceu simultaneamente ao Fórum das Organizações Civis dos BRICS, que está em sua terceira edição, e ao Fórum dos Partidos Políticos dos BRICS, que aconteceu pela primeira vez.

Além da organização simultânea dos três fóruns, algo sem precedente, os chineses inovaram ao convidar representantes de mais de 26 países em desenvolvimento. Representantes de países como Argentina, Chile, Laos e Filipinas, entre tantos outros, participaram ativamente dos três fóruns, além de fazerem falas nas plenárias de abertura e encerramento, que unificavam as delegações dos três fóruns.

Como resultado final, os três foruns produziram uma declaração conjunta intitulada de “Fuzhou Initiative”, que contém recomendações de acadêmicos, organizações sociais e partidos polítocs e será entregue aos chefes de Estado por ocasião da Cúpula dos BRICS que será realizado no mês de Setembro na cidade de Xiamen.