SEMINÁRIO “BRAZIL: AN EMERGING HUMANITARIAN POWER?”

No dia 10 de Junho de 2015, o supervisor do BPC, Paulo Esteves, participou do seminário “Brazil: An Emerging Humanitarian Power?” organizado pelo Peace Research Institute Oslo (PRIO), em Oslo, na Noruega.

O seminário discutiu o papel do Brasil como um ator cada vez mais relevante e comprometido no campo da ajuda humanitária e de manutenção da paz no contexto internacional. Durante a presidência do Lula, conhecida por seus esforços para reduzir a pobreza e as desigualdades, o Brasil também aumentou a sua presença internacional e bem como o seu empenho humanitário internacional. O principal exemplo é o envolvimento do Brasil no Haiti, onde o exército brasileiro, desde 2004, tem vindo a liderar a missão das Nações Unidas, a MINUSTAH. Este compromisso humanitário também serve à política externa do Brasil e as suas ambições internacionais. O orçamento de ajuda externa brasileira dispararou de 3 milhões de dólares em 2007 para mais de 95 milhões em 2010. Importantes mudanças têm ocorrido no Brasil nos últimos anos, bem como, com a mudança para a presidência de Dilma Rousseff desde 2011 e a recessão econômica recente. Neste sentido, o seminário buscou investigar o tipo de status que o Brasil procura internacionalmente e qual o seu papel com os seus principais parceiros. Além de avaliar os seus compromissos internacionais, especialmente nos esforços para a manutenção da paz no Haiti, bem como a política interna de reassentamento de refugiados, e analisar mais de perto a sociedade civil brasileira, particularmente as ONGs envolvidas no campo de assistência humanitária.

O seminário contou com a presença de Benjamin de Carvalho (Norwegian Institute of International Affairs – NUPI), Torkjell Leira (University of Oslo), Eduarda Hamann (Instituto Igarapé), Liliana Jubilut (Universidade Católica de Santos) and Maria Gabrielsen Jumbert (PRIO).

 

Mais informações sobre este seminário estão disponíveis em: https://www.prio.org/Events/Event/?x=8340.