Seminário aborda as transformações da atuação das multinacionais e dos investimentos brasileiros no exterior
O Seminário realizado em São Paulo nos dias 22 e 23 de junho, 2017, reuniu mais de 60 representantes de organizações sociais, acadêmicos, pesquisadores do Brasil e da America Latina para debater as transformações no cenário da atuação das multinacionais e dos investimentos brasileiros no exterior. Nos últimos anos a expansão internacional do Brasil se consolidou por meio de fortes incentivos à internacionalização das empresas brasileiras e de uma politica externa orientada para o fortalecimento de relações sul-sul, assentando as bases para que a cooperação se confundisse com a facilitação de investimentos direcionados para a América Latina e a África.
A participação do BRICS Policy Center se deu através da presença da pesquisadora da Plataforma Socioambiental, Maria Elena Rodriquez, na primeira mesa onde trouxe a discussão sobre as políticas de incentivo via BNDES, especialmente em infraestrutura, indústrias extrativas e agronegócio, se apresentaram dados sobre os financiamentos e empréstimos realizados nos últimos anos. Outro elemento fundamental trazido nesta intervenção foi a reconfiguração do BNDES, a entrada agressiva de capitais chineses no Brasil e na América Latina.
Um tema transversal às discussões foi o da captura do Estado pelo setor privado, a crescente oligopolização das empresas que tem levado também à Privatização da democracia.