RIO+ TALKS: “MANDATOS LEGAIS DE PROTEÇÃO SOCIAL SUSTENTÁVEL NA ÁFRICA”

O pesquisador Sérgio Veloso e as assistentes de pesquisa Manaíra Assunção e Karin Adams, representando o BRICS Policy Center, participaram do primeiro evento da série Rio+Talks “Mandatos Legais de Proteção Social Sustentável na África” no Centro Rio+ (Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) nesta terça-feira, dia 24 de novembro, 2015.

O evento contou com a apresentação do Professor Marius Olivier, Diretor do Instituto Internacional de Direito Social e Política da África do Sul (IISLP) e com uma mesa redonda composta por Lúcia Modesto (Subsecretária de Integração de Programas, Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos – RJ), com o Professor Pedro Cláudio Cunca Bocayuva (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos – UFRJ), o Diretor do Centro Rio+, Dr. Rômulo Paes de Sousa, e o pesquisador do BPC, Sérgio Veloso.

O debate foi orientado por quatro perguntas chaves: a contribuição da cooperação Sul-Sul para segurança social na África a partir de uma perspectiva brasileira; o cenário atual das políticas sociais no Brasil; uma perspectiva territorial acerca dos sistemas de proteção social; e os aprendizados que o Brasil pode tirar da experiência em países africanos.

O Centro Rio+ foi estabelecido como legado da Conferência Rio+20 sobre Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de preservar os compromissos com o desenvolvimento sustentável. O Centro trabalha com atores governamentais, da sociedade civil e do setor privado visando informar políticas e práticas que geram maior justiça social, ambiental e econômica.