SEED – Segurança e Desenvolvimento no Sul Global
SEED – Segurança e Desenvolvimento no Sul Global
O SEED foi um programa de pesquisa coordenado pelas professoras Isabel Rocha de Siqueira e Manuela Trindade Viana, de 2019 a 2022, com variadas parcerias e produtos. Contou com a participação de alunas/os da graduação e da pós-graduação acadêmica do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio, Celeste Passos e Beatriz Wenderroscky, Lucas Guerra e Yesa Ormond, respectivamente.
Atualmente, a interseção entre paz e segurança no Sul global, em toda sua complexidade, é abordada em outras frentes de pesquisa do BRICS Policy Center: na rede Abordagens Críticas ao Desenvolvimento (ACD-Rede), coordenada pela própria professora Isabel Rocha de Siqueira; e no Global South Unit of Mediation (GSUM), por exemplo. A visão holística, imbricada e relacional que se propunha no SEED para tratar da interseção entre paz e segurança se encontram também refletidas nas pesquisas dos demais programas.
A visão do SEED sobre o tema pode ser compreendida no briefing “Revisitando o Nexo Segurança-Desenvolvimento: transformações e mitos na política internacional”, abaixo.
O SEED sugeria um olhar a partir da América Latina como centro dos debates sobre a interseção entre segurança e desenvolvimento. Frequentemente enquadrada como a região mais violenta do mundo, a América Latina também pode ser vista como provedora de “soluções”, tanto na forma de “modelos” de segurança pública, quanto de abordagens críticas quanto a “fórmulas” mais tradicionais de desenvolvimento.
O programa mirava as seguintes perguntas:
- Como a crescente militarização de segurança pública, por exemplo, na América Latina, afeta a durabilidade pretendida por projetos de desenvolvimento da região?
- Como projetos internacionais de desenvolvimento impactam as perspectivas de paz em diferentes momentos e contextos?
- Como modelos de segurança pública e projetos de desenvolvimento implementados na região têm contemplado a participação e a inclusão social em seu delineamento e execução?
- Como essas experiências contribuem para a circulação de práticas inter-regionais em matéria de segurança e desenvolvimento?
- No contexto dos desafios da Cooperação Sul-Sul, como a América Latina tem figurado na arquitetura global de monitoramento e avaliação de projetos na interseção entre paz e desenvolvimento?
- Quais são as principais modalidades de interação entre os profissionais do campo do desenvolvimento e aqueles do campo da segurança pública na América Latina?
O SEED tinha como principais objetivos
- ampliar e fortalecer a participação dos países da América Latina nas instituições de governança global no seio do debate sobre o nexo segurança-desenvolvimento;
- aprender com e apoiar a atuação de atores-chave nos debates sobre segurança e desenvolvimento, principalmente no tocante a grupos marginalizados;
- fortalecer as instituições nacionais relevantes, inclusive por meio da cooperação internacional, para a prevenção da violência;
- apontar eventuais dinâmicas na interseção o nexo segurança-desenvolvimento que possam afetar negativamente a consecução de compromissos internacionais em diversas áreas a nosso ver associadas, como o ODS 16 da Agenda 2030, as resoluções da ONU sobre “Paz Sustentada”, o Pacto Global para Migração e os acordos para proteção do meio ambiente.
Assim, o programa se articulava com as diversas temáticas exploradas no BPC – cooperação internacional, sustentabilidade, direito à cidade e o papel de tecnologia e inovação –, constantemente dialogando com essas linhas em busca de compreender e promover interseções. Dessa forma, o ímpeto das perguntas e dos objetivos acima continua presente nas pesquisas sobre o tema paz/desenvolvimento em outras frentes, com outros programas do BPC.
Durante o período de atuação do SEED, a professora Isabel Rocha de Siqueira coordenou a produção do Relatório Técnico Independente do g7+, um livro comissionado também sobre o g7+, um relatório comissionado pelo UNOSSC e um policy briefing sobre paz e desenvolvimento, apresentando a concepção do SEED sobre o tema.
Publicações
Revisitando o Nexo Segurança-Desenvolvimento: transformações e mitos na política internacional
O Policy Brief “Revisitando o Nexo Segurança-Desenvolvimento: transformações e mitos na política internacional” olha para dois conjuntos de questões: a) esforços de definição e de incidência sobre as interseções entre...
Independent Review of the g7+
Este relatório independente acerca do trabalho do g7+ foi produzido pelo BRICS Policy Center (BPC) - Instituto de Relações Internacionais (PUC-Rio), Brasil, coordenada pela professora Isabel Rocha de Siqueira. Trata-se...
The Case for South-South Cooperation on Peace and Development
Este documento realiza dois movimentos e faz dois argumentos gerais e relacionados: mobilizamos os casos existentes de CSS em P&D e sugerimos que esse valioso conhecimento precisa ser acessível e...