Plataforma Socioambiental participou do side event do T20 “Global Perspectives on the (missing) human rights component of a just climate transition” em parceria com o Asuntos del Sur, Instituto E+ Transição Energética e o International Devolpment Research Centre do Canadá
No dia 2 de outubro foi realizado pelo T20 o side event “Global Perspectives on the (missing) human rights component of a just climate transition” em parceria com o Asuntos del Sur, Instituto E+ Transição Energética e o International Devolpment Research Centre (IDRC) Canadá. A pesquisadora da Plataforma Socioambiental Maria Beatriz Peixoto Mello foi convidada para abordar o que se considera importante na busca por uma transição energética justa e um panorama do cenário brasileiro neste contexto.
O espaço teve como objetivo destacar a importância da integração dos direitos humanos na transição para um regime climático justo; um desafio global que exige a participação ativa não apenas de defensores do meio ambiente, ativistas e especialistas em direitos humanos de todo o mundo, mas também de governos, grupos de reflexão, academia e setor privado, entre outros.
Por meio de painéis interativos, diálogos de grupos temáticos e a participação de especialistas, buscou-se compartilhar experiências e contribuir para a formação das recomendações do Grupo de Trabalho 2 (TF2) sobre clima e energia. O evento foi importante para a geração de insights para fortalecer a influência das organizações e ativistas do Sul Global na arena política internacional.