
Plataforma Socioambiental do BPC realizou Fortalecendo o Financiamento da Justiça Climática no BRICS
Entre os dias 6 e 7 de maio, a Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center (BPC), em parceria com a FASE, o BAOBAH, o Instituto Tricontinental e o Instituto Clima e Sociedade (iCS), realizou a conferência Fortalecendo o Financiamento da Justiça Climática no BRICS. O evento reuniu especialistas de diversos países, contando com representantes da academia, sociedade civil, e autoridades de governos, para discutir estratégias que incentivem o fortalecimento da pauta de justiça climática dentro do bloco. Ao longo do evento foram apresentadas diversas propostas e soluções concretas para impulsionar o desenvolvimento sustentável através da cooperação entre os países do BRICS.
O evento contou com a presença de autoridades como Daniel Nogueira Leitão, da Coordenação-Geral de Mecanismos Interregionais (CGBRICS) do Ministério das Relações Exteriores, que participou da mesa de abertura. André Aquino, da Assessoria de Economia e Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, participou do painel 2, e o painel 4 contou com a participação de Tatiana Berringer, da Assessoria Especial Internacional da Presidência da República e com o embaixador da Etiópia Leulseged Tadese Abebe. Além das autoridades presentes, o evento contou com a participação de diversos representantes da sociedade civil, da academia e de movimentos sociais, que participaram do debate ao longo de 4 paineis.
Durante a conferência, diversas propostas foram feitas pelos painelistas, envolvendo temas como a reforma do sistema de financiamento e tributação internacional, medidas para a aceleração da transição energética, incentivos às lideranças comunitárias e estratégias para unir o sul global em prol da justiça climática. Ao final do evento, foi aprovada uma moção que foi apresentada no CONAMA (5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente), que ocorreu em Brasília entre os dias 6 e 9 de maio.
Confira as fotos:
Confira as fotos