Pesquisadores do BPC recebem financiamento para pesquisa do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais

Os pesquisadores Maria Elena Rodriguez Rodriguez, Phelipe Machado, Candido Grinsztejn, e Ana Saggioro foram contemplados com financiamento para pesquisa oferecido pelo Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais.

O projeto tem como foco central aprofundar o conhecimento sobre os efeitos dos tratados comerciais e de investimento nos países da América Latina e do Caribe. Estes tratados foram assinados em escala global durante as últimas três décadas, marcando uma forma específica de inserção econômica dos países da região no mercado mundial. Esses tratados são muito mais do que acordos sobre tarifas e acesso a mercados, tendo se consolidado como marcos regulatórios que constituem uma arquitetura jurídica internacional.

Com base neste diagnóstico, o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO),  a Plataforma
América Latina mejor sin TLC, o Transnational Institute (TNI), a Escuela de Política y Gobierno de la UNSAM e a Sociedad Latinoamericana de Economía Política (SEPLA),  organizaram uma chamada para projetos com o objetivo de promover a produção de análises que permitam a compreensão tanto dos aspectos jurídicos destes tratados (as suas cláusulas) como dos efeitos sobre as economias, capacidades dos Estados, meio ambiente, direitos humanos, trabalhadores, pequenas e médias empresas, acesso aos serviços públicos, mulheres, dentre outros aspectos.

O projeto contemplado proposto pelos pesquisadores do BPC é intitulado “Economia política das relações Sul-Sul: uma análise dos acordos de investimentos dos BRICS na América Latina e Caribe”.