Pesquisadora do BRICS Policy Center, Isabel Rocha de Siqueira publicou artigo no Estadão
Quais são os caminhos para superar a fome? A pesquisadora do BRICS Policy Center tenta apontar alguns dos desafios desta empreitada em um artigo publicado no Estadão. O texto opinativo parte do dossiê “A fome na agenda nacional e internacional do Brasil”, lançado mês passado pelo BPC, e analisa o problema que é uma das principais pautas do G20 este ano. Sob a presidência do Brasil, o fórum anunciou a “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”.
Segundo Siqueira, mesmo antes da pandemia de Covid-19, já era claro que os esforços de combate à fome eram insuficientes. Desde 2015, a ONU identificava um aumento alarmante da insegurança alimentar no mundo. Depois da pandemia, a tendência continuou sendo uma desaceleração na redução da fome, com mais países enfrentando alta de preços nos alimentos do que no período pré Covid-19.
A pesquisadora ainda alertou no artigo que a Aliança não será um fundo, nem será gestora de um, mas deve aproximar doadores e países interessados através de uma “Cesta de Políticas” e outras ferramentas. A expectativa é que o Brasil seja líder na garantia de direitos básicos, fortalecendo a participação social.
Leia o artigo e o dossiê abaixo: