Pesquisador do BRICS Policy Center/PUC-Rio, Carlos Frederico Coelho, concedeu entrevista para a Globonews
O pesquisador do BPC/PUC-Rio e professor do IRI/PUC-Rio, Carlos Frederico Coelho, concedeu entrevista para a GloboNews na Edição do meio-dia, para analisar o encontro entre o presidente do Brasil com o Presidente dos Estados Unidos (EUA). Em sua fala, o professor destacou que a reunião representa um gesto geopolítico relevante, com foco na retomada das negociações comerciais entre os dois países, após o período de tensão causado pela imposição do tarifaço.
O pesquisador ressalta que a preferência pelo diálogo sempre esteve presente na diplomacia brasileira, mas observou que, desta vez, também há uma abertura por parte dos Estados Unidos, o que sinaliza um possível reequilíbrio nas relações bilaterais. Apesar do otimismo, ele explicou que essa reconstrução de pontes ainda está em curso. Ele destacou ainda o interesse norte-americano em recuperar influência na América Latina, bem como o foco nas matérias-primas brasileiras e na aproximação do Brasil com a China e outros membros do BRICS.
Segundo ele, a pauta sobre as sanções a ministros brasileiros com vistos cassados nos EUA não foi tratada neste momento, mas poderá retornar futuramente, assim como a mediação brasileira em relação à crise na Venezuela, à medida que as negociações comerciais avancem e novas frentes de diálogo se consolida entre os dois presidentes. Por fim, o pesquisador comentou sobre a diplomacia de tarifas feita pelo governo Trump, como uma política imprevisível e sem grandes resultados, tanto com grandes quanto com pequenas nações que já criaram estratégias para amenizar essas tarifas.
Assista aqui

