Paula Drumond e Tamya Rebelo, do GSUM, participam do Seminário “Plano Nacional de Ação sobre Mulheres, Paz e Segurança: Implementação e Revisão”

No dia 01 de novembro de 2018, Paula Drumond (coordenadora adjunta da Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) e professora do IRI/PUC-Rio) e Tamya Rebelo (colaboradora do GSUM e professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo) participaram do Seminário “Plano Nacional de Ação sobre Mulheres, Paz e Segurança: Implementação e Revisão”. O evento foi promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, em colaboração com a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), e pelo Instituto Igarapé, e foi realizado no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O objetivo do evento era revisar progressos alcançados e levantar possíveis metas para a reedição, ou extensão da vigência, do Plano Nacional de Ação sobre Mulheres, Paz e Segurança. O evento reuniu os membros do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do PNA brasileiro, além de especialistas e interessados no assunto.

No evento, Paula Drumond e Tamya Rebelo apresentaram o relatório “Implementando a agenda sobre ‘Mulheres, Paz e Segurança’ no Brasil”, comissionado pelo Instituto Igarapé. Na publicação, as autoras analisam o conteúdo do Plano Nacional de Ação (PNA) sobre mulheres, paz e segurança, documento adotado pelo Brasil em 08 março de 2017 em resposta à Resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A publicação identifica os principais avanços introduzidos pelo plano, assim como os desafios substantivos, operacionais e metodológicos para a concretização de suas metas. No documento, Paula Drumond e Tamya Rebelo também apresentam algumas recomendações, visando fomentar o debate público sobre a agenda “Mulheres, Paz e Segurança” no Brasil.