Palestra em parceria com o Consulado do Japão discute a política externa chinesa e sua relação com o Japão

No dia 26 de Novembro, o BRICS Policy Center, em parceria com o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, organizou a palestra “Belt and Road Initiative and the free and open Indo-Pacific vision”, ministrada pelo Dr. Akio Takahara, Universidade Tóquio. Também estiveram presentes na mesa de debates o Cônsul Geral do Japão, Tetsuya Otsuru, e o Diretor do BPC, Dr. Paulo Esteves. Esta foi uma importante oportunidade para que o think tank e o Consulado pudessem estreitar laços de parcerias acadêmicas futuras.

Na ocasião, o professor Takahara, especialista em política chinesa e suas relações internacionais com o leste asiático, apresentou uma visão geral acerca do grande projeto de investimentos chineses intitulados “One Belt, One Road”. Tal inciativa, apresentada pelo governo primeiramente em 2013, consiste em uma série de investimentos, sobretudo nas áreas de transporte e infraestrutura, conectando os continentes do mundo tanto por vias terrestres quanto por vias marítimas. Além disso, foi destacado que, para consecução desse projeto, a China pretende realizar acordos bilaterais com diversos países interessados.

Acesse o conteúdo da apresentação completa aqui.

 

Em visita ao BPC, representantes do Consulado do Japão estreitam laços de cooperação


Em decorrência do evento, o BRICS Policy Center recebeu, na semana anterior, a importante visita da Cônsul e da Vice-Cônsul do Japão, respectivamente Rina Ishikawa e Keiko Kikuchi, que vieram conhecer de perto as agendas de pesquisa desenvolvidas pelo Centro e também discutir a possibilidade de possíveis parcerias futuras. Foram apresentados os programas de pesquisa desenvolvidos e, em especial, o LACID (Laboratório de Cooperação e Financiamento para o Desenvolvimento) – que atualmente conduz relevantes pesquisas sobre a influência econômica da China na América Latina.