O U20 tem como missão conectar o G20 às cidades, criando um espaço de debate sobre questões prioritárias como economia, clima e desenvolvimento. No evento realizado no Brasil, o BRICS Policy Center (BPC) desempenhou um papel ativo, contribuindo para o avanço dessas discussões
O U20 tem como missão conectar o G20 às cidades, criando um espaço de debate sobre questões prioritárias como economia, clima e desenvolvimento. No evento realizado no Brasil, o BRICS Policy Center (BPC) desempenhou um papel ativo, contribuindo para o avanço dessas discussões.
A iniciativa foi lançada em 2018, em Buenos Aires, como um espaço de articulação política voltado para questões urbanas no contexto global. Em 2024, sob a presidência do Brasil no G20, o U20 ocorreu nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
O evento é organizado pelo Grupo C40 de Grandes Cidades (C40 Cities) — uma rede global de prefeitos comprometidos com a ação climática — e pela organização Cidades e Governos Locais Unidos (United Cities and Local Governments, UCLG), a maior rede mundial de governos locais e regionais.
Pesquisadores do BPC participaram de mesas de discussão ao longo dos dois dias do U20 no Rio de Janeiro.
No primeiro dia, Paulo Esteves integrou a mesa “Financing Urban Sustainable Transformation: The G20 Sustainable Finance Agenda and Local Governments”, onde foram debatidas estratégias de financiamento para a adaptação das cidades diante da crise climática.
No segundo dia, Sérgio Veloso integrou a mesa “Inclusive Urban Strategies: Bridging Research and Community Action”, organizada em parceria com o Southern Centre for Inequality Studies (África do Sul) e o Instituto Papo Reto. A discussão focou em formas de conectar pesquisa acadêmica e ação comunitária, propondo soluções inclusivas para os desafios urbanos contemporâneos.
Em 2025, sob a presidência da África do Sul no G20, o U20 será realizado em Johannesburgo, cidade que também sediará a cúpula do G20.