O Research Fellow do BRICS Policy Center/PUC-Rio, Luis Gouveia Junior, escreveu artigo para a Revista Brasileira de Política Internacional

O artigo intitulado “Divergent status-seeking in elite clubs: Brazil, China, and the BRICS expansion in Latin America” buscou analisar as estratégias divergentes de busca por status entre o Brasil e a China no contexto da expansão do BRICS, grupo composto inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A recente ampliação incluiu novos membros e países parceiros, o que gerou tensões internas devido às diferentes estratégias adotadas por Brasil e China para conquistar prestígio internacional.

Uma vez que a China promoveu a expansão do BRICS para aumentar sua influência global e competir com os Estados Unidos, o Brasil buscou manter a exclusividade do grupo a fim de preservar seu status como líder regional na América Latina. Essas estratégias divergentes se refletiram nas candidaturas de países latino-americanos como Argentina, Bolívia, Cuba e Venezuela.

O artigo completo está disponível através do link:

 

Leia o Artigo