
O pesquisador do BPC/PUC-Rio e professor do IRI/PUC-Rio, Carlos Frederico Coelho, concedeu uma entrevista para o Jornal O Globo
O pesquisador do BPC/PUC-Rio e professor do IRI/PUC-Rio, Carlos Frederico Coelho, concedeu uma entrevista para o Jornal O Globo, na qual analisou o discurso proferido por Donald Trump, no dia 23 de setembro de 2025, durante a Assembleia Geral da ONU. Durante sua fala, o presidente dos EUA contou que teve “química” com o presidente brasileiro durante um encontro entre os dois. Surge, portanto, um caminho potencial de negociação.
Para Carlos Frederico, é primeiramente preciso entender o que de fato significa essa agenda entre os dois presidentes.. O grande ponto, segundo ele, é compreender se haverá de fato um encontro presencial e qual será a pauta concreta dessa possível reunião.
Ademais, o pesquisador reforça a importância dos próximos discursos na ONU, tendo em vista que servirão como indicador de possíveis avanços em arranjos institucionais. Ele avalia que o Brasil, assim como outros países, precisará buscar pequenos consensos multilaterais, já que se torna cada vez mais evidente a dificuldade de contar com os Estados Unidos.
Leia aqui