O GSUM realizou a oficina “Masculinidades, empatia e não-violência: Debates conceituais e políticos a partir das teorias feministas”
No dia 11/09, o IRI/PUC-Rio através de sua Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) realizou a oficina “Masculinidades, empatia e não-violência: Debates conceituais e políticos a partir das teorias feministas” no BRICS Policy Center. A atividade, mediada pela Profa. Marta Fernández, foi o segundo encontro do Ciclo de Diálogos sobre Conflito, Violência e Paz no Sul Global, que teve início em agosto e se estenderá até novembro de 2024.
A partir das teorias feministas, as professoras Tatiana Moura (Observatório Masculinidades.pt e CES/Universidade de Coimbra) e Haydée Caruso (Universidade de Brasília) debateram os impactos da socialização masculina tradicional na perpetuação da violência, tanto física quanto simbólica, e o papel da empatia na transformação dessas dinâmicas. As professoras também apresentaram políticas públicas e ações educativas que desenvolveram para a promoção da igualdade de gênero, bem como para a construção de masculinidades mais inclusivas, cuidadosas e não-violentas. A oficina também trouxe importantes reflexões metodológicas sobre os compromissos éticos envolvidos na prática etnográfica.
O ciclo de diálogos é parte do calendário de celebrações dos 10 anos do GSUM, projeto do BRICS Policy Center, contando com o apoio do CAPES PrInt PUC-Rio e do FAPERJ Emergentes.