Nota Pública: Ataques recentes à Venezuela
Nota Pública | BRICS Policy Center (PUC-Rio)
O Centro de Estudos e Pesquisas BRICS – BRICS Policy Center (PUC-Rio) manifesta profunda preocupação com os ataques realizados pelos Estados Unidos contra a Venezuela na madrugada de hoje.
As intervenções militares dos Estados Unidos na América Latina são historicamente recorrentes e têm produzido graves violações dos direitos humanos, da democracia e da soberania dos países da região. Reafirmamos nosso compromisso com o respeito ao direito internacional, às normas multilaterais e aos princípios da soberania, da não intervenção e da proteção dos direitos humanos.
Expressamos especial preocupação com a população civil venezuelana e defendemos a proteção imediata de mulheres, crianças e jovens, bem como a preservação da vida e de condições dignas de existência.
Os ataques ocorrem em um contexto mais amplo de enfraquecimento do multilateralismo por parte do governo dos Estados Unidos, marcado por ações unilaterais, retirada de espaços de cooperação internacional e hostilidade a fóruns multilaterais. Cabe lembrar que os Estados Unidos não participaram da COP 30, realizada no Brasil, nem da reunião do G20 na África do Sul, além de terem emitido comunicados hostis ao BRICS. Além disso, observam-se políticas que fragilizam direitos humanos, em especial de populações migrantes, com recortes raciais e de gênero. As ações militares também revelam motivações econômicas, ao buscar desestruturar o controle estatal sobre uma das maiores reservas de petróleo do mundo, localizada na Venezuela.
Reiteramos nosso repúdio a esses ataques e reafirmamos nosso compromisso com a defesa da soberania, da paz e dos direitos humanos na América Latina.


