Pedro Higino Nogueira

Estagiário de Pesquisa (Graduando IRI/PUC-Rio)

Graduando em Relações Internacionais na PUC-Rio.



Giovanna Martins

Estagiária de Pesquisa (Graduanda IRI/PUC-Rio)

Graduanda em Relações Internacionais na PUC-Rio.



Lucas Carames

Pesquisador

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ), com dissertação sobre Regulação Financeira Internacional no pós-crise 2007/2008. Doutor em Relações Internacionais pelo programa de pós-graduação em Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisador visitante na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO – Buenos Aires) (2018). Assistente da Coordenação pelo BRICS Policy Center na Força Tarefa 03 para Reforma da Arquitetura Financeira Internacional do T20, sob a presidência brasileira do G20 (2024). Interesse de pesquisa e atuação em Relações Internacionais e Economia Política Internacional particularmente nas temáticas relacionadas à Moeda/Dinheiro, Finanças, Sistema Monetário Internacional, Regulação Financeira Internacional e BRICS. Interesse em discussões teóricas associadas à Teoria Crítica, Hegemonia, Poder Estrutural, Construtivismo e epistemologias pós-positivistas.



Dani Dias

Pesquisador

Lattes
Dani Dias é um cientista político e doutorando no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É pesquisador no Centro de Pesquisa em Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial – GIS/UFRJ, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como pesquisador visitante para a Global Partnership Network (GPN) na Universidade de Kassel, Alemanha (2023/2024). Possui mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de Brasília (2019), na área de Democracia e Desigualdade. Também possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2015).



Kai Michael Kenkel

Pesquisador

Lattes
É Professor Associado 2 e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação Acadêmica do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio). Desde 2014 é Associated Researcher do German Institute of Global and Areas Studies em Hamburgo, onde completou um período de pós-doutorado em 2016-2017. É bolsista de produtividade Nível 2 do CNPq e Bolsista Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Possui doutorado e mestrado do Institut Universitaire de Hautes Études Internationales (IUHEI, atual IHEID/Graduate Institute) em Genebra, e graduação (com “Departmental Honors”) da Johns Hopkins University. Lecionou em universidades renomadas no Brasil, no Canadá, na Alemanha e na Suíça. É Coordenador Geral do Núcleo Democracia e Forças Armadas da PUC-Rio. De 2013 a 2016 foi Coordenador da Pós-Graduação do IRI/PUC-Rio e de 2010 a 2013, editor da revista Contexto Internacional. Foi Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Estudos da Defesa de 2014 a 2016. Atualmente é Coordenador da Área Temática de Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Política de Defesa da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Publica, ensina e orienta na área de Segurança internacional, com ênfase em operações de paz, intervenção humanitária, relações cívico-militares e armas leves.



Paula Sandrin

Pesquisadora

Lattes
Professora Adjunta de Relações Internacionais do IRI/PUC-Rio, com doutorado (2013) e mestrado (2007- com mérito) em Relações Internacionais pela University of Westminster e graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro (2004). É co-editora da revista Contexto Internacional: journal of global connections. Seus interesses de ensino e pesquisa incluem o papel de afetos e emoções na política e na economia globais; abordagens psicanalíticas em RI; questões raciais em RI; relações entre União Europeia e Turquia.



Bernardo Beiriz Marques Barbosa

Estagiário de Pesquisa (Graduando IRI/PUC-Rio)

Graduando em Relações Internacionais na PUC-Rio; foi pesquisador do Programa de Educação Tutorial (PET) organizado pelo IRI da PUC-Rio e Coordenado por Isabel R. de Siqueira. Seus interesses de pesquisa incluem temas como Cibersegurança, Governança da Internet e Estudos de Ciência e Tecnologia.



Paula Simas Magalhães

Pesquisadora Fellow

Paula Simas Magalhães lidera a Equipe de Resposta a Emergências (ERT) do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) para América do Sul. Nessa função, ela supervisiona o trabalho de análise e prevenção, bem como a resposta a crises, incluindo emergências humanitárias. Anteriormente, atuou em diversas funções junto às nações unidas em Moçambique, África do Sul, Palestina, Uganda, Haiti e nas sedes em Genebra e Nova York. Antes de seu serviço na ONU,  trabalhou com a Associação Cidade Escola Aprendiz em São Paulo. Ela possui pós-graduação em direito internacional dos direitos humanos pela Universidade de Oxford, mestrado em ciência política pela London School of Economics, e bacharelado em economia e relações internacionais pela Universidade McGill.



Nina Paciornik

Estagiária de Pesquisa (Graduanda IRI/PUC-Rio)