No dia 21 de outubro, a professora e pesquisadora do BRICS Policy Center, Maria Elena Rodriguez, participou do webinar intitulado “O que esperar da XVI Cúpula dos BRICS”, organizado pelo Observatório de Geopolítica

No dia 21 de outubro, a professora e pesquisadora do BRICS Policy Center, Maria Elena Rodriguez, participou do webinar intitulado “O que esperar da XVI Cúpula dos BRICS”, organizado pelo Observatório de Geopolítica.
Em sua fala a professora ressaltou que a Rússia possui interesse em demonstrar que possui parceiros de grande influência global. Segundo ela, o BRICS, antes visto como um grupo de países emergentes, agora se consolida como um bloco de grandes potências, sendo essa cúpula um reflexo de uma construção gradual de visibilidade.

Além disso, Maria Elena levantou a questão de como o Ocidente observará os BRICS após a cúpula, especialmente diante do fortalecimento do agrupamento e das propostas concretas de promoção e o desenvolvimento de instrumentos financeiros alternativos e sistemas de compensação para minimizar a dependência de moedas ocidentais particularmente o dólar, bem como o sistema SWIFT.