Mesa-redonda da Unidade de Mediação (GSUM) discutiu a agenda de mulheres, paz e segurança no Brasil

No dia 8 de agosto de 2017, a Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM) realizou, com apoio do Instituto Igarapé, a mesa-redonda “A Resolução 1325: Implementando a Agenda de mulheres, paz e segurança no Brasil”. Juntos, especialistas do governo, da sociedade civil e da academia debateram a Resolução 1325, seus desdobramentos e o momento atual da agenda no Brasil após o lançamento, em março deste ano, de seu primeiro Plano Nacional de Ação (PNA). O evento contou com a participação de Felix Würket (European University Viadrina / fellow do GSUM); Andréa Gill (PUC-Rio); Pérola de Abreu Pereira (assessora do Ministério de Defesa); Renata Giannini (Instituto Igarapé); e Thula Pires (PUC-Rio). O debate foi moderado por Paula Drumond (pesquisadora do GSUM).

Após uma breve introdução ao tema e sua trajetória desde 2000, quando a Resolução 1325 foi aprovada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), os participantes discutiram o processo de concepção do PNA brasileiro, refletindo acerca de seus avanços e suas limitações. A ênfase exclusiva do plano ao âmbito externo e a importância de sua incorporação futura de desafios do meio doméstico foi uma das principais questões em discussão, além da necessidade de institucionalizar a agenda de modo que eventualmente se possa estabelecer metas mensuráveis e garantir alocações orçamentárias. Contemplaram-se, ademais, o papel da sociedade civil na elaboração e na continuidade das políticas públicas e as possibilidades de disputar politicamente o que se entende por “gênero”, “paz” e “conflito”.

A mesa-redonda foi encerrada por uma sessão de perguntas e respostas com a plateia, que incluiu acadêmicos, membros da sociedade civil e das Forças Armadas.

Para saber mais sobre a Agenda de Mulheres, Paz e Segurança e sua relação com a mediação internacional, acesse aqui o nosso Policy Brief “International Peace Mediation and Gender: Bridging the Divide”, por Julia Palmiano Federer e Rachel Gasser (swisspeace).

Para mais informações sobre nossos eventos e nossas publicações, siga nossa página no Facebook!