Lançamento do Panorama Social da América Latina 2016

No dia 26 de junho2017, o BRICS Policy Center recebeu o evento de lançamento da edição 2016 do Panorama Social da América Latina, organizado em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio+ / PNUD). 

O evento contou com a moderação da Prof.ª Isabel Rocha de Siqueira (IRI/PUC-Rio) e com a participação de Laís Abramo, Diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da CEPAL, e de Rômulo Paes, Diretor do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio+). O relatório trata da desigualdade na América Latina como um desafio estrutural à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na região.

O documento inova ao desagregar os dados coletados e produzidos em 2016 em termos de da desigualdade na distribuição de renda e em termos de oportunidades e direitos no que toca a questões de gênero, raça e idade. As apresentações destacaram a importância das políticas públicas de bem-estar e de inclusão social no sentido de mitigar essas desigualdades e alertaram para a redução do investimento social na América Latina e especialmente no Brasil. Poucos anos atrás, o país era uma referência mundial em termo de políticas sociais e não se sabe se essa referência se manterá.

Entre suas propostas, o Panorama Social 2016 destaca a importância de atentar para a igualdade de genêro e empoderamento feminino em políticas sociais e defende uma política tributária no mínimo menos regressiva.

Por mais informações sobre a edição 2016 do Panorama Social, clique aqui.

Para visualizar a apresentação realizada por Laís Abramo, clique aqui. 

Acesse aqui os vídeos na íntegra do Lançamento: parte 1 e parte 2

TV PUC-Rio realizou cobertura do evento, realizou entrevistas com os palestrantes e produziu uma matéria sobre a desigualdade na América Latina que pode ser acessada aqui.