Judith Butler e Wendy Brown participam de seminário interno no BRICS Policy Center

Na última segunda-feira, 13 de novembro, o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio teve a honra de receber as professoras Judith Butler e Wendy Brown, ambas da University of California – Berkeley, em um seminário interno com participação dos professores, doutorandos, e mestrandos do instituto e pesquisadores do BRICS Policy Center. Elas estavam de passagem pelo Brasil para participar do seminário internacional “Os Fins da Democracia“, realizado no início de novembro,no Sesc Pompeia, em São Paulo.

Image and video hosting by TinyPic

Com mediação do professor Jimmy Casas Klausen, Wendy Brown organizou sua apresentação sobre liberdade e a guerra no “social” na política autoritária do século XXI (Freedom and the War on the ‘Social’ in Twenty-First Century Authoritarian Politics). Ela desenvolveu questões sobre o que produziu a nova fusão entre liberdade, nacionalismo e autoritarismo que ganha forma na Europa Atlântica e sobre qual é a contribuição de quatro décadas de neoliberalismo para a construção de regimes políticos plutocráticos enraizados em um sentimento popular neofacista, justamente o pesadelo que os intelectuais originais do neoliberalismo buscavam evitar. Trata-se de um trabalho em andamento da prof. Brown, também apresentado em forma mais curta no seminário internacional do Sesc.

Já Judith Butler buscou analisar a ideia de populações vulneráveis e criticou a tendência de naturalizar ou essencializar o entendimento sobre a “vulnerabilidade”, como um atributo das pessoas ao invés de procurar entendê-la como uma relação social e, principalmente, função de nossos laços sociais formativos e transformadores. Entendida assim, vulnerabilidade torna-se uma possibilidade para agência e ação política.  Sua pesquisa aborda, além das questões de gênero e sexualidade, a teoria crítica, literatura comparada, filosofia continental do século 19 e 20, pensamento social e político, filosofia e literatura.

Image and video hosting by TinyPic

Ambas as professoras estão situadas no campo dos estudos críticos das Relações Internacionais (RI) e da Ciência Política, ao inaugurar debates teóricos que tiram do eixo central dessas disciplinas as noções como a de Estado Nação, do pensamento econômico neoliberal e do ‘self made man‘.  As duas apresentações juntas ajudam pesquisadores de RI entender novas configurações de dominação e novas articulações de resistência em uma topografia de poder global em mudança.

A atividade com Brown e Butler não só se relaciona ativamente com a pesquisa desenvolvida por professores e professoras do IRI/PUC-Rio, como faz parte de um compromisso ético do Instituto na busca da promoção do debate crítico em temas fundamentais para uma transformação social justa e igualitária.

O seminário foi realizado na sede do BRICS Policy Center, no Rio de Janeiro