GSUM CONVIDA: CONHEÇA AS MESAS-REDONDAS DA ESCOLA DE INVERNO 2016

Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) tem o prazer de informar que neste ano sua Escola de Inverno oferecerá três mesas-redondas abertas ao público em geral, além do discurso de abertura proferido pelo secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e ex-Presidente da República da Colômbia (1994-1998), senhor Ernesto Samper. Os eventos focarão nos processos de mediação e de construção de paz na América Latina, além de abordar questões relacionadas à relevância dos Direitos Humanos e do desarmamento nos processos de paz.

Abaixo é possível conferir informações mais detalhadas sobre cada uma das mesas, que acontecerão na biblioteca do BRICS Policy Center*.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail informando nome, filiação institucional e o evento de sua preferência para: gsum@bricspolicycenter.org. Os painéis ocorrerão em Inglês e não haverá tradução simultânea.

 

“CONFLICTO Y PAZ EN SURAMÉRICA”, COM O PRESIDENTE ERNESTO SAMPER PIZANO

Ernesto Samper é secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e ex-Presidente da República da Colômbia (1994-1998). Ele começou sua carreira como membro do Parlamento de Cundinamarca (1982-1984), foi vereador de Bogotá (1982-1986) e membro do Senado (1986-1990). Samper já ocupou diferentes Diretorias Executivas, dentre as quais exerceu as seguintes funções: Embaixador na Assembléia das Nações Unidas (1983); Embaixador da Colômbia na Espanha (1991-1992); Ministro do Desenvolvimento Econômico (1990-1991); e Coordenador do Encontro de ex-presidentes latino-americanos para a Agenda Global (2000-2005).

A INTEGRAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Em meio à multiplicidade de fatores que interagem nos conflitos contemporâneos, nota-se a crescente necessidade de revisão da teoria e da prática da resolução de conflitos. Tendo isso em mente, essa mesa discutirá a relevância da construção de uma abordagem de direitos humanos para a promoção e a consolidação de arranjos de paz duradouros.

RESOLUÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA AMÉRICA LATINA

Esta mesa-redonda avaliará situações de conflitos passados e atuais na América Latina, concentrando-se especificamente na identificação de melhores práticas e metodologias em matéria de prevenção, mediação e resolução de conflitos. O objetivo é apresentar e trocar idéias, identificando os desafios e avaliando as opções políticas para a crise regional, nacional e local experimentadas hoje pela região. A mesa se atentará ainda sobre como a experiência, o conhecimento e as práticas latino-americanas podem contribuir com outras regiões afetadas pelo conflito e pela violência.

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E DESARMAMENTO

Tendo em vista conflitos armados internacionais e, especificamente, os contextos de violência armada no Rio de Janeiro, a mesa-redonda visa discutir os desafios acerca dos processos de desarmamento, entendidos como etapas fundamentais para construção da paz. Analisando suas particularidades e complexidades no que se refere a processos de mediação e resolução de conflito, esta mesa traz a possibilidade de refletirmos também sobre os contextos de violência locais. Assim, os tópicos a serem abordados nessa discussão incluem, por exemplo: o comércio internacional de armas, processos de desarmamento e os desafios da resolução de conflito, tendo em vista os diferentes cenários de violência armada.