Fórum de Cooperação Econômica e Comercial China- Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau)
Atualizado em Novembro de 2017
Atualizado em Novembro de 2017
O Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (MACAU), também denominado “Fórum Macau”, foi criado em 2003. Definido como um mecanismo multilateral e intergovernamental de cooperação, a criação do Fórum foi estimulada pelo Governo Central da China, com a coordenação de sete países de língua portuguesa (sem São Tomé e Príncipe, a princípio) e a colaboração governamental de Macau – uma Região Administrativa Especial da República Popular da China (RAEM) (Fórum Macau, n.d.).
São membros do Fórum de Macau: Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O principal objetivo do Fórum Macau é contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento das relações comerciais e económicas entre a China e os seus outros membros (Fórum Macau, 2003). Além disso, os benefícios mútuos e o desenvolvimento interno da China, de Macau e dos países de língua portuguesa também fazem parte do objetivo do fórum (Xinhua Português, 2016a).
Dado que o português é uma das suas línguas oficiais, Macau é utilizado pelo governo chinês como um elo para facilitar e consolidar as relações comerciais e econômicas entre a China e os oito países de língua oficial portuguesa (Lee, 2016, p. 45). Além disso, é também onde está localizada a Secretaria Permanente do Fórum. Esse vínculo linguístico e cultural com os países de língua portuguesa é decorrente da colonização portuguesa da plataforma do Fórum há mais de 400 anos – A colonização de Macau perdurou até 1999 (Macauhub, n.d.).
[1] São Tomé e Príncipe cortou relações diplomáticas com Taiwan em 20 de dezembro de 2016. Depois disso, a China e o arquipélago assinaram um acordo de restabelecimento de suas relações diplomáticas (Macahub, 2017a). O país africano tornou-se membro permanente do fórum durante a 12ª Reunião Ordinária da Secretaria Permanente do Fórum de Macau em março de 2017 (Fórum Macau, 2017a).
Principais temáticas:
2003: Comércio, Investimento e Cooperação Corporativa; Cooperação em Agricultura, Infraestrutura, Recursos Humanos e Recursos Naturais.
2006: Cooperação em Turismo.
2010: Lançamento de Fundo de Financiamento (U$ 1 bilhão).
2013: Cooperação em Educação, Cultura e Maio Ambiente,
2016: Desastres Naturais e Prevenção de Mudanças Climáticas.
Participação da China nas exportações dos Países de Língua Portuguesa
Fonte: (OED, s.d)
Fonte: (Forum Macao, 2017b).
Fonte: (Forum Macao, 2017b).
[1] Goa, Daman e Diu são territórios indígenas que estavam sob domínio português há mais de 450 anos. Por isso, eles têm influências culturais de Portugal até hoje.