Força Tarefa 3 participa da conferência Retrofit for Purpose: Reform of the International Financial Architecture
A Reforma da Arquitetura Financeira Internacional e a atuação do G20 foram alguns dos principais temas debatidos na conferência “Retrofit for Purpose: Reform of the International Financial Architecture”, organizado pelo Instituto de Economia da UFRJ e pelo IDEAS (uma rede internacional de economistas), e que teve a participação da Força-Tarefa 3, sob a liderança do BRICS Policy Center.
“As contribuições e discussões foram muito ricas tendo passado por temas diversos mas complementares como os desafios ao financiamento do desenvolvimento, o espaço de política econômica diante da mobilidade do capital, a hegemonia do dólar e seus efeitos, as instituições de BW (Bretton Woods) e os pontos de reforma da Arquitetura Financeira Internacional, bem como o papel do G20 neste processo, a mobilização de recursos públicos para o desenvolvimento, o papel da regulação financeira e até mesmo um novo multilateralismo”, avaliou Lucas Carames, pesquisador do BRICS Policy Center.
Nas fotos do post, estão os membros da Força-Tarefa 3, respectivamente: Maria Antonieta Lins, Lucas Carames, Fernanda Feil, Ernani Torres, Marina Zucker-Marques, Haigong Gao, Iyabo Masha, Ernani Torres e Ana Garcia.
O evento contou ainda com a presença de intelectuais e policymakers (criadores de políticas públicas) que são referências aos estudos sobre a Arquitetura Financeira Internacional na Economia e nas Relações Internacionais, como Jayati Gosh, C. P. Chandrasekhar, Jan Kregel, Jose Antonio Ocampo, Prabhat Patnaik, Jomo Kwame Sundaram, Wladen Bello, Lena Lavinas, Laura de Carvalho, Martin Guzman, entre outros