Força Tarefa 3 do T20, sob a liderança do BPC, se reuniu com o Grupo de Trabalho sobre Arquitetura Financeira Internacional da Trilha de Finanças do G20
A Força Tarefa 3 do T20, liderada pelo BRICS Policy Center, reuniu-se no dia 27 de maio com o grupo de trabalho sobre Arquitetura Financeira Internacional da Trilha de Finanças do G20 para discutir a agenda de reforma dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMDs).
A responsável pelo grupo de trabalho, Karin Vazquez, apresentou o andamento da proposta de um documento para reforma dos BMDs, que se estrutura sobre três pilares: “Bigger, Better and More Effective” ou “Maior, Melhor e Mais Efetivo”.
Por sua vez, os membros da Força Tarefa, o professor Ernani Torres (IE/UFRJ, Brasil), o Dr. Artem Levenkov (diretor do Eurasian Fund for Stability and Development, Belarus) e o Dr. Priyadarshi Dash (RIS, Índia) expuseram recomendações originadas dos policy briefs e demais trabalhos realizados no âmbito do T20 para este tema.
Nesta agenda está sendo debatido como potencializar iniciativas na área, como melhorar aspectos operacionais, as inovações de mecanismos financeiros, a otimização dos balanços patrimoniais, mas também questões referentes à maior e melhor participação e representatividade.
A reunião foi uma oportunidade de troca e discussão sobre as recomendações, e se soma aos esforços da presidência brasileira do G20 para avançar a reforma dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento para ampliar o impacto socioambiental positivo de seus projetos.