Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

The rise and fall of BRICS, seen from South Africa and Brazil

6 de junho de 2016 | 16:00 - 20:00

O BRICS Policy Center realizou, no dia 6 de junho, o colóquio “The rise and fall of BRICS, seen from South Africa and Brazil” com Patrick Bond* (University of the Witwatersrand, Johannesburg) e Ana Garcia** (UFRRJ).

“The Rise and Fall of the BRICS Seen from South Africa and Brazil” foi uma palestra ministrada pela Professora Anna Garcia (UFRRJ) e pelo Professor Patrick Bond (Universidade de Witwatersrand). A Professora Anna Garcia explorou como os BRICS se comportaram em regimes de investimento e tratados. Ela avaliou, no nível internacional, o papel dos países BRICS no aumento da competição por recursos naturais, novos mercados e nova competição imperial com grandes poderes tradicionais. Olhando para o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, seu estudo concluiu que, na maioria dos casos, investimentos seguem o modelo tradicional de tratados bilaterais. Porém, muitas nações estão no estágio de reforma para priorizar direitos humanos internacionais ao invés de acordos corporativos multilaterais. Anna deu o exemplo do Novo Banco de Desenvolvimento, que visa financiar infraestrutura e economias verdes, e, além disso, usou o termo “BRICS from below” (BRICS de baixo, em tradução livre) para definir uma possível solidariedade internacional entre os países BRICS e a sociedade civil, como ativistas, organizações comunitárias, e aqueles afetados de forma negativa pelo investimento multinacional.

Já Patrick Bond focou nas insuficiências das associações dos BRICS por meio de eventos históricos e atuais, explorando questões geopolíticas, econômicas, ambientais e sociais. Bond usou o termo “super exploração” para demonstrar como a exportação dos excedentes coloca uma nação em posição imperial. Por exemplo, ele explicou como a exportação chinesa de seu excesso de aço leva à falência de mercados locais de produção de aço em países como Inglaterra e Índia. Patrick citou uma pesquisa recente que concluiu que as maiores preocupações dos cidadãos dos países BRICS eram a mudança climática e instabilidade econômica. Ainda assim, ele menciona como o Acordo de Paris de 2016, designado para lidar com as mudanças climáticas, é insuficiente e não vinculador, permitindo que os EUA e os BRICS, que geram a maior parte da poluição, se beneficiem e tirem vantagem de países africanos e latino-americanos mais pobres. Ele ainda comparou as situações políticas do Brasil e da África do Sul. Sobre o Brasil, ele falou sobre o atual processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff e se os outros países BRICS poderiam ou não ter influenciado o resultado. Já sobre a África do Sul, ele discutiu como o governo pós-apartheid de Nelson Mandela acabou recebendo empréstimos do FMI para pagar dívidas adquiridas por conta do apartheid. Patrick concluiu sua fala pontuando a relação complicada entre o FMI, sistemas monetários internacionais e os líderes do BRICS e sugerindo ações de cooperação alternativa durante fases de instabilidade econômica.

Clique aqui para assistir às entrevistas concedidas pelos palestrantes à TV PUC-Rio.

Acesse as apresentações em PDF de Patrick Bond e Ana Garcia.

 

*Patrick Bond – Professor de economia política na Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo (2004-12 chefiou a Universidade de KwaZulu-Natal Centro para a Sociedade Civil em Durban). Patrick terminou o seu PhD (com David Harvey) em 1993 e em 1994 ele elaborou primeiro documento democrática de política da África do Sul, o Livro Branco sobre a Reconstrução e Desenvolvimento no escritório do presidente Mandela. Seus livros mais recentes incluem “BRICS: An Anti-Capitalist Critique” (2015, co-editado com Ana Garcia); “Elite Transition: From Apartheid to Neoliberalism in South Africa” (3ª edição de 2014); e “Politics of Climate Justice: Paralysis Above, Movement Below” (2012 ).

**Ana Garcia – Doutora em  Relações Internacionais pelo IRI/ PUC-Rio e mestre em Ciência Política pela Universidade Livre de Berlim. Professora do Departamento de História e Relações Internacionais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Relações Internacionais (LIERI/UFRRJ). Pesquisadora colaboradora do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS). Publicações recentes: BRICS, an anti-capitalist critique (co-edited with Patrick Bond),  Jacana, South Africa, 2015; Desenvolvimento desigual na era do conhecimento: a participação dos BRICS na produção científica e tecnológica mundial. Contexto Internacional (on-line), v. 37, p. 215-253, 2015; Políticas públicas e interesses privados: uma análise a partir do Corredor de Nacala em Moçambique. Caderno CHR, Salvador, vol. 26, nr. 76, pp. 69-86, 2016.

Detalhes

Data:
6 de junho de 2016
Hora:
16:00 - 20:00
Categoria de Evento:

Local

BRICS Policy Center (antigo)
Rua Dona Mariana, 63
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22280020 Brasil
+ Google Map
Telefone:
2535-0447
Ver site do Local

Outros detalhes