Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Porque vocês não sabem do Lixo Ocidental: Mineração e Urbanização na América Latina

16 de novembro de 2021 | 16:00 - 17:30

Núcleo de Estudos Interdisciplinares Ibero-Americanos da PUC-Rio

Dia 16 de novembro de 2021

Às 16:00

O meio físico tem forte influência nas dinâmicas de ocupação e transformação do espaço geográfico na América Latina. A disposição espacial de montanhas, planaltos e bacias sedimentares, assim como a distribuição de recursos minerais induziu processos de ocupação e exploração nas colônias ibero-americanas. A continuidade dos processos de produção tem seus reflexos na formação de grandes aglomerados urbanos que marcam a paisagem do continente em situação periférica no capitalismo mundial.

 

Palestrantes:

Nely Palermo: geóloga e mestre pela UFRJ, com doutorado em Geologia Econômica pela ENSParis e pós-doutorado na UERJ com ênfase em Geoturismo e Divulgação de Geociências. Atualmente é assessora da Cooperação Internacional da UERJ, pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Tektos e consultora da Unesco para novas exposições do Museu Nacional.  É co-fundadora da CariocaGeotour, iniciativa em Geoturismo, e sócia da Explora, consultoria em Geologia Econômica. Foi Professora Associada da Faculdade de Geologia da UERJ e trabalhou nas empresas de Mineração Colorado-Marex e BHP Empreendimentos Minerais, e na empresa Amsterdam Sauer.

 

Álvaro Ferreira: possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003). Realizou Pós-Doutoramento com o Prof. Horacio Capel na Universitat de Barcelona (2009). É Professor Adjunto do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi Professor Visitante Sênior na Universidad Autónoma de Madrid (2020) e Investigador Visitante no ICS-Universidade de Lisboa (2020). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Espaço e Metropolização (NEPEM)

 

Marcelo Motta: pós Doutorado em Geologia – UERJ. Doutorado e Mestrado em Geografia – UFRJ.  Bacharel em Geografia– PUC Rio. Pesquisador e Professor dos Programas de Pós Graduação em Geografia e Meio Ambiente e Arquitetura da PUC Rio e dos Cursos de Graduação em Engenharia, Arquitetura e Geografia e Meio Ambiente da PUC Rio. 30 anos de atuação em projetos de meio ambiente e cultura, conservação, reflorestamento, diagnósticos ambientais e educação. Curador e apresentador do evento LivMundi de Sustentabilidade e Cultura. Idealizador, Roteirista e Apresentador do Programa Sobre Rochas Canal Mais GloboSat. Autor nos livros Sobre Rochas, Povos do Mar, Amazônia Azul e Rios do Rio, todos da Editora Andrea Jakobsson Estúdio.

 

Para participar, inscreva-se abaixo.

 

Inscrições

Detalhes

Data:
16 de novembro de 2021
Hora:
16:00 - 17:30
Categoria de Evento:
Website:
https://bit.ly/bpc16-11

Outros detalhes