O BRICS Policy Center participou das atividades do 2º Seminário de Relações Internacionais da ABRI (Associação Brasileira de Relações Internacionais) que reuniu pesquisadores em Relações Internacionais de todo o Brasil, na cidade de João Pessoa, Paraíba, nos dias 28 e 29 de Agosto, para debater o tema “Os BRICS e as Transformações na Ordem Global”.
O evento, que reuniu professores e pesquisadores da área de Relações Internacionais das principais instituições de ensino do país, foi composto por mesas redondas, minicursos, painéis, fóruns e workshops que debateram sobre diferentes temas como, por exemplo, Economia Política e Análise da Política Externa, Segurança Internacional e Estudos Críticos e Pós-Colonialismo.
O Supervisor Geral do BRICS Policy Center e também Presidente da ABRI, Prof. Paulo Esteves, participou da Mesa de Abertura do evento, proferindo palestra sobre “Os BRICS e as Transformações na Ordem Global”.
Abaixo uma lista de demais participações do BPC, através de seus pesquisadores, durante o Seminário:
– A Pesquisadora do Projeto SSC Geovana Zoccal apresentou trabalho “Novas Dinâmicas da CSS: Uma análise acerca das presenças brasileira e chinesa no desenvolvimento agrícola da África subsaariana” na Mesa “Cooperação Sul Sul”.
– O Pesquisador do Country Desks, Prof. Carlos Frederico P.S. Gama, foi debatedor no Workshop Doutoral “Estudos Críticos e Pós-Colonialismo” e apresentou trabalho “Normatividades emergentes – O desafio dos BRICS ao multilateralismo e o reordenamento internacional após a crise de 2008” na Mesa “Quando os Emergentes Confrontam a Ordem Mundial”.
– As Assistentes de Pesquisa do GSUM Ana Clara Telles e Nathalia Braga apresentaram os trabalhos “A Violência Invisível em Processos de Negociação de Paz: o caso da América Central” na Mesa “As Pedras no Caminho da Paz” e “A Busca Pela Aceitação da Responsabilidade de Proteger: a crise do pós Líbia e o papel da Responsabilidade de Proteger” na Mesa “A responsabilidade de Proteger: a nova cara da intervenção?”, respectivamente.
– A Assistente de Pesquisa Thalyta Ferraz apresentou trabalho “O IPHAN na agenda de Cooperação Sul-Sul do Brasil: a gestão do Patrimônio Material e Imaterial no Benin” na Mesa “O Brasil e a cooperação Sul-Sul na área de educação e cultura”.
– A Assistente de Pesquisa do grupo de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do BPC, Manaíra Charlotte apresentou trabalho “Princípios e discursos na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: Ownership versus Autonomia” na Mesa “Cooperação Internacional: abordagens teóricas e estudos de casos”.
Veja o programa completo do evento aqui: clique aqui.